No final do dia 7 de agosto de 2017, pudemos observar um eclipse parcial da Lua no céu por cima da Sede do ESO em Garching bei München, na Alemanha.
Um eclipse lunar ocorre quando a Terra, a Lua e o Sol se encontram alinhados e a Terra lança uma sombra sobre a Lua. Desta vez, apenas uma pequena parte da Lua entrou na sombra interior da Terra, a umbra, mas ainda assim a vista foi fantástica.
Ao observar a partir do telhado do edifício da Sede do ESO, o Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek capturou o eclipse juntamente com raios de Sol, o qual se estava a pôr por trás de si dando origem aos chamados raios anticrepusculares — uma união de fenómenos astronómicos e atmosféricos. Esta Fotografia da Semana mostra uma compilação de mais de 50 imagens do eclipse, desde o pico do eclipse, quando a Lua começou a subir no horizonte, até à sua conclusão, quando a Lua já se encontrava alta no céu.
Horálek capturou o eclipse próximo do seu máximo numa segunda fotografia. A Lua torna-se vermelha devido ao facto da sua luz ser dispersa pela atmosfera da Terra. Ao mesmo tempo, a parte inferior direita da Lua Cheia perde-se no céu ao entrar na umbra da sombra da Terra.
O próximo eclipse lunar visível a partir da Europa será total e poderá ser visto a 27 de julho de 2018.
Fonte (transcrição): ESO
Últimos comentários