O AstroCamp 2017 decorreu no Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA), na Paisagem Protegida do Corno de Bico, Paredes de Coura, de 6 a 20 de agosto. Este campo de verão foca-se num programa académico de astronomia e destina-se a alunos do ensino secundário, pretendendo juntar estudantes de diferentes meios e experiências de vida mas com uma paixão comum: a astronomia.
Durante 2 semanas, os estudantes — entusiastas de astronomia com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, oriundos de diversos países da União Europeia — assistiram a aulas, participaram em conversas com cientistas de diferentes países através do Skype, trabalharam num projeto computacional com dados obtidos por alguns dos melhores telescópios do mundo e participaram em sessões de observação astronómica noturna. Atividades sociais, tais como, caminhada, desportos, atividades para a comunidade e sessões de filme e documentários, contribuíram igualmente para fazer do campo uma experiência rica e divertida.
Apesar deste campo ter já tido várias edições, apenas recentemente passou a receber inscrições de alunos estrangeiros. O ESO começou a apoiar o campo este ano, tendo atribuído uma bolsa completa a um estudante de um dos Estados Membros do ESO.
Fonte (transcrição): ESO
Últimos comentários