Um encontro muito próximo

Observação do asteroide 2012 TC4.
Créditos: ESO / ESA NEOCC / Olivier Hainaut (ESO), Marco Micheli (ESA) e Detlef Koschny (ESA)

Em outubro de 2012, o asteróide 2012 TC4 aproximou-se muito da Terra. Passou pelo nosso planeta a apenas um quarto da distância que separa a Terra da Lua. Em outubro de 2017, este pequeno asteróide, com um tamanho de apenas 15 a 30 metros, voltará para mais um encontro próximo, o que fará dele o objeto perfeito para testar a rede de detecção e seguimento de asteróides.

Como o 2012 TC4 não pôde ser observado durante vários anos, a sua órbita não era bem conhecida. Em particular, os astrónomos não tinham ainda previsto com precisão a sua distância de aproximação à Terra em 2017. Por isso, encontrá-lo de novo e observá-lo em detalhe tornava-se crucial para sabermos quanto se aproximaria da Terra, refinando o nosso conhecimento do percurso que seguiria.

Uma vez que o asteróide é bastante pequeno e se encontra ainda muito distante, a sua luminosidade é muito fraca e consequentemente torna-se difícil de encontrar. Apesar disso, com o Very Large Telescope do ESO (VLT), os astrónomos conseguiram obter esta imagem do nosso futuro visitante, pela primeira vez em muitos anos, e calcular a sua trajetória. Esta nova observação aponta para uma distância máxima de aproximação à superfície da Terra de 43000 km, o que corresponde a 6,7 raios terrestres, no dia 12 de outubro de 2017.

O VLT do ESO não é o único telescópio a observar o 2012 TC4. Encontra-se atualmente a decorrer uma campanha internacional de observação para identificar e estudar este objeto, tirando partido deste encontro muito próximo. Agora que o VLT encontrou de novo o 2012 TC4, temos disponível uma nova órbita melhorada. Vários telescópios em todo o mundo poderão agora localizar o asteróide e começarão brevemente a observá-lo, tirando partido desta oportunidade rara de estudar um asteróide com tanto detalhe.

Fonte (transcrição): ESO

1 comentário

  1. Similar ao que explodi na Russia.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.