Aproximação da Cassini

5.6k Saturn Cassini Photographic Animation – First 1 minute of footage from In Saturn's Rings from Stephen van Vuuren on Vimeo.

Este vídeo que é parte de um documentário para cinemas IMAX denominado In Saturn’s Rings, mostra a aproximação da sonda Cassini a Saturno.
O vídeo é feito com milhares de imagens feitas pela Cassini à medida que se aproximava do chamado planeta dos anéis.

Na sequência final do vídeo, vê-se a nebulosa lua Titã, a lua Mimas com a sua enorme cratera Herschel, os anéis de Saturno, e a lua gelada Encélado.

Fonte: APOD

2 comentários

    • Armando Graça on 20/10/2017 at 00:29
    • Responder

    Carlos Oliveira
    Empolgado pelas espectaculares imagens obtidas pela Cassini e pedindo desculpas por incomodar com uma pergunta eventualmente idiota ou descabida…
    Será que algum dia nós, o ser humano, poderá fazer uma viagem dessas?
    Se sim, não será certamente ninguém vivo neste momento, mas como não é bom ser egoísta, aqui deixo o forte desejo que nós, seres humanos, consigamos ir o mais longe possível, nas distâncias, nos conhecimentos e, já agora, na convivência pacífica!
    Por muito que não queira, os graves problemas da actualidade (ainda que minúsculos ao nível cósmico) não deixam de me apoquentar.
    E receba a minha gratidão pelo precioso conhecimento que me facultam!

    1. Se não nos exterminamos entretanto (estou a pensar no que fará o Trump), então certamente que faremos essas viagens para outros planetas, incluindo Saturno e mais além.

      Mas infelizmente, tem razão: não será ninguém vivo nesta altura.
      Não teremos uma viagem humana a Saturno nos próximos 300 anos, possivelmente.

      Mas, como a esperança é a última a morrer, quiçá dentro de alguns anos a medicina (mais precisamente a genética) consegue descobrir algo que nos faça viver 500 ou 1000 anos.
      Caso isso aconteça, viagens a Saturno e mais além, será como agora ir do Porto a Lisboa: uns meros anos de viagem para quem terá muitos séculos de existência 😉

      abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.