Andrómeda (M31) é uma galáxia espiral localizada a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação de Andrómeda. É a mais próxima da Via Láctea e pode ser observada a olho nu dependendo das condições atmosféricas. Estima-se que contenha cerca de 500 mil milhões de estrelas e que esteja em rota de colisão com a nossa galáxia. As simulações computorizadas mostram que as colisões de estrelas serão raras, o que revela a distância enorme a que se encontram umas das outras.
Faz parte de um grupo não-compacto de galáxias, denominado Grupo Local. Esta estrutura é composta por mais de 54 galáxias que inclui a Via Láctea, sendo a maioria delas galáxias anãs, com o centro gravitacional localizado entre a Via Láctea e a Galáxia de Andrómeda. Embora sem limites bem definidos, este Grupo terá ~10 milhões de anos-luz de diâmetro e uma massa total estimada em 10^12 massas solares. O próprio grupo é um dos muitos em todo o Superaglomerado de Virgem. As principais galáxias do GL são, por ordem de massa, a galáxia de Andrómeda, a Via Láctea e a galáxia do Triângulo, todas de morfologia espiral. Dinamicamente, o GL é dominado por M31 e pela nossa galáxia.
Como determinar o tamanho da galáxia de Andrómeda?
Considerando:
- Tamanho aparente: 190 ‘ (necessário converter em graus dividindo por 60 e depois em radianos)
- Distância: 778 Kpc
e aplicando um pouco de trigonometria, iremos obter 43 Kpc, que equivale a cerca de 140.000 anos luz. Este será o tamanho visível do disco, pois como é amplamente aceite, a galáxia poderá prolongar-se por uma distância muito superior se considerarmos que 90% da sua massa é constituída por matéria escura.
Da observação da imagem, destaco os seguintes objetos:
- NGC 206, uma brilhante nuvem estelar e
- M110 e M32, duas galáxias satélite de Andrómeda, ambas elípticas, localizadas a cerca de 2,9 milhões de anos-luz.
Últimos comentários