Recentemente, vi novamente este filme.
Foi o primeiro filme Predator, que saiu em 1987, com Arnold Schwarzenegger.
Na altura, foi espetacular!
Foi algo surpreendente, com muita acção e suspense, com um ator de sucesso (Schwarzenegger), com um alienígena surpreendente (com cara de caranguejo e que caçava por desporto), e que superou as expectativas de quase toda a gente.
Claro que neste momento, percebe-se que é um filme datado. Também se percebe que é muito ao género dos filmes sobre o Vietname. E, claro, vive da paranoia de um inimigo de guerrilha com excelente camuflagem (como no Vietname).
Agora, também entendo que o alienígena não é assim tão imaginativo: é humanoide e tem atitudes humanas.
Para mim, o pior do filme atualmente é que o Humano vence. Não faz sentido. Mas 99,999% dos filmes com alienígenas são assim…
Uma das características mais interessantes do filme é quando Schwarzenegger se cobre de lama, para não ser detectado pelo alienígena.
O alienígena vê em infravermelho, ou seja, vê as assinaturas de calor dos corpos. Ao cobrir-se de lama, supostamente Schwarzenegger escondeu o calor do seu corpo.
No entanto, o calor do corpo deveria passar para a lama, aquecendo-a, fazendo com que ela brilhasse para o alienígena.
Aliás, há um episódio da série Myth Busters, onde eles testam precisamente isso. E a câmera de infravermelhos mostrava todo o corpo, mesmo estando coberto de lama.
Claro que existem outras hipóteses.
Por exemplo, a visão do alienígena mostrava um raio azul. Quando ele tirava a máscara, via em vermelho. Isso parece denotar que a sua máscara tinha um filtro que lhe permitia ver o que fosse mais quente, filtrando as assinaturas do ambiente. Ora, estando eles numa selva equatorial, onde a temperatura é bastante alta, pode-se pensar que a máscara filtrava (não dava relevância) a temperatura da lama, já que a lama pertence ao ambiente.
Mesmo com toda esta racionalização, nada disto explica porque é que o alienígena não conseguia detectar o sangue que escorria da boca do Schwarzenegger. O sangue quente estava “por cima” da lama…
Seja como fôr, o pormenor do alienígena só ver calor corporal e o Schwarzenegger tentar “esconder-se” disso, foram cenas memoráveis do filme.
Depois deste filme, vieram sequelas e até outros filmes com o mesmo alienígena, como Predadores e Alien vs. Predator.
O facto de ter levado a tantos outros filmes, só prova a importância deste primeiro filme na nossa cultura cinematográfica.
1 comentário
KKKKKKK Legal esse post. Me diverti. Imagine que logo logo os telefones celulares farão análise espectral até de coco. srsrsrsrrsrsr