Estrelas e espirais

Crédito: ESO / Jean-Christophe Lambry

Esta bela galáxia espiral, chamada NGC 1964, situa-se a aproximadamente 70 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação da Lebre. A NGC 1964 possui um núcleo denso e brilhante situado no seio de um disco oval sarapintado, o qual por sua vez se encontra rodeado pelos distintos braços em espiral salpicados de brilhantes regiões estreladas. O centro resplandescente da galáxia chamou a atenção do olho treinado do astrónomo William Herschel na noite de 20 de novembro de 1784, o que levou à descoberta desta galáxia e à sua subsequente integração no catálogo New General Catalogue.

Para além de conter estrelas, a NGC 1964 reside também numa zona do céu repleta de estrelas. Nesta imagem obtida pelo instrumento Wide Field Imager (WFI), montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros no Observatório de La Silla do ESO, no Chile, podemos ver a estrela HD 36785 logo à direita da galáxia. Por cima dela encontram-se duas outras estrelas proeminentes chamadas HD 36784 e TYC 5928-368-1, enquanto que a estrela grande brilhante por baixo e à direita da NGC 1964 é conhecida por BD-22 1147.

Esta imagem da NGC 1964 mostra igualmente uma série de galáxias, visíveis no plano de fundo. O WFI é capaz de observar a radiação emitida por estas galáxias distantes, até 40 milhões de vezes mais ténues do que o que o olho humano pode observar.

Fonte (transcrição): ESO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.