Megamasers
Crédito: ESA/Hubble & NASA
Nesta imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble vemos duas galáxias: MCG+01-38-004 (em cima, avermelhada) e MCG+01-38-005 (em baixo, azulada).
Ambas são megamasers: intensos e muito luminosos núcleos galácticos ativos (onde buracos negros supermassivos absorvem material) que emitem fortemente em microondas.
No entanto, MCG+01-38-005 é um megamaser especial, já que o núcleo ativo da galáxia envia enormes quantidades de energia que estimula nuvens de água (átomos de hidrogénio e oxigénio) que a rodeiam. É assim chamado de megamaser de água. As emissões de microondas destes objetos podem ser utilizadas para medir melhor a velocidade de expansão do Universo.
Fonte: Space Telescope
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários