Arp 147 (também conhecido como IC 298) é um par interativo de galáxias em anel. Encontra-se a 430 milhões de anos-luz de distância, na direção da constelação Cetus.
O sistema terá sido formado quando a galáxia espiral (à direita) colidiu com a galáxia elítica (à esquerda). A colisão terá despoletado uma onda de produção de estrelas, caracterizada pela forma de “zero” em azul brilhante. O período mais intenso de formação estelar terá terminado há 15 milhões de anos e, à medida que as estrelas jovens e quentes esgotavam o seu combustível, colapsavam em supernovas, dando origem a estrelas de neutrões e buracos negros.
A galáxia maior (em forma de 0) tem 30 mil anos-luz de diâmetro, dista 21 mil anos-luz da sua companheira, no seu todo estende-se por cerca de 115 mil anos-luz e contém nove fontes de raios X que são emitidos por buracos negros, cada um com massa na ordem das 20 massas solares. Pensa-se que a mancha avermelhada no anel corresponda ao núcleo original da galáxia.
- Aquisição: NASA/ESA/Hubble Heritage
- Processamento: Ruben Barbosa
O download dos ficheiros utilizados neste artigo pode ser feito no link que se segue e está acessível para o público em geral. Depois bastará fazer o processamento (utilizando, por exemplo, freeware como o GIMP). FITS e Galeria de Galáxias em Interação Gravitacional.
Últimos comentários