O fenômeno climático mais importante e mais notável em Marte está relacionado com as tempestades globais de areia – tempestades que cobrem o planeta inteiro.
Os especialistas no clima marciano estimam que esse ano acontecerá uma dessas grandes tempestades.
Até que a próxima aconteça, a mais recente tempestade global de areia em Marte, aconteceu em 2007.
Em 2007, a frota de sondas e rovers em Marte era menor, mas a MRO já estava lá, estudando o Planeta Vermelho. Os estudos feitos com a MRO apontam para um aumento significativo do vapor de água no meio da atmosfera. O vapor de água é carregado para a atmosfera marciana com a mesma massa de ar que causa a tempestade.
Com os estudos feitos com a tempestade global de 2007 mostrou-se que existe uma ligação clara entre as tempestades e a perda de vapor de água.
As tempestades globais em Marte acontecem sazonalmente, e a consequência do aumento do vapor de água na atmosfera é o aumento na perda de hidrogênio para o espaço.
Isso tem uma implicação muito importante, pois as tempestades globais de Marte podem ser os principais processos pelos quais o planeta perdeu toda sua água e passou de um mundo húmido para um mundo totalmente seco.
Para comprovar mesmo e bater o martelo sobre essa interpretação, os pesquisadores esperam que entre 2018 e 2019 aconteça uma temporada de tempestades globais em Marte.
Hoje, além da MRO, existe a MAVEN na órbita de Marte e o rover Curiosity no solo, que podem ajudar na aquisição de dados e na interpretação dos mesmos.
Isso seria de suma importância para se entender definitivamente como Marte perdeu toda sua água.
Fonte: NASA
Últimos comentários