Uma ilusão de ótica (Arp 194)

Arp 194 (HD).
Créditos: NASA/ESA/Hubble Heritage/Ruben Barbosa

Ao observarmos esta imagem, rapidamente concluímos que as galáxias PGC 101374 (à esquerda) e PGC 37639 (à direita) encontram-se em interação gravitacional e ligadas por uma ponte de material azulado.

Cometemos dois erros, duas ilusões de ótica. A primeira prende-se com o facto da galáxia da esquerda estar mais afastada que a da direita; a segunda relaciona-se com a perceção de apenas duas galáxias, quando a imagem mostra pelo menos quatro.

Um olhar mais atento irá revelar que na parte inferior direita encontram-se dois núcleos brilhantes correspondentes a duas galáxias num processo inicial de fusão. Uma quarta galáxia espiral pode ser observada ligeiramente acima das duas anteriores.

Estas três galáxias do lado direito da imagem encontram-se à distância de 600 milhões de anos, na direção da constelação de Cepheus.

Os detalhes das interações entre as galáxias múltiplas que compõem o Arp 194 são complexos. O sistema provavelmente foi interrompido por uma colisão anterior ou encontro próximo, e as formas de todas as galáxias envolvidas acabaram por ser distorcidas.

Então, qual é a explicação para a corrente de material azul que vemos na imagem? Certamente estará relacionada com interações gravitacionais das três galáxias que terão lançado material galático nessa direção, estendendo-se por 100.000 anos-luz de comprimento, e que veio a dar origem a uma zona de intensa formação de estrelas quentes e maciças, conferindo a tonalidade azulada que a caracteriza.

Ficha técnica:

  • Aquisição: NASA/ESA/Hubble Heritage
  • Processamento: Ruben Barbosa

O download dos ficheiros utilizados neste artigo pode ser feito no link que se segue e está acessível para o público em geral. Depois bastará fazer o processamento (utilizando, por exemplo, freeware como o GIMP). FITS e Galeria de Galáxias em Interação Gravitacional.

Plataforma “O Universo em Fotografia”.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.