Superlua acena ao Novo Ano

Crédito: G.Hüdepohl (atacamaphoto.com) / ESO

A primeira noite do ano novo mostrou-nos uma superlua a subir por detrás do Cerro Armazones no Chile. Uma superlua trata-se de um belo evento, se bem que relativamente frequente, que ocorre quando a Lua Cheia coincide com o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra, sendo por isso o seu diâmetro no céu cerca de 14% maior do que o habitual.

A estrada que ziguezagueia até ao cimo do Cerro Armazones parece levar-nos diretamente até à Lua — o que faz dela uma verdadeira estrada para as estrelas. A partir de 2024, “o maior olho do mundo virado para o céu” estará colocado sobre o topo desta montanha, já que o seu pico acolherá o Extremely Large Telescope. A uma altitude de 3036 metros, o Cerro Armazones fornece-nos o ambiente ideal para a observação astronómica, em particular porque nos presenteia com cerca de 320 noites límpidas por ano.

Esta fotografia foi obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Gerhard Hüdepohl, que andou 2 km a pé pelo deserto do Atacama, partindo do Observatório do Paranal do ESO, perto do Armazones, até encontrar a posição ideal para tirar esta fotografia. Gerhard tinha anteriormente calculado o trajeto da Lua no céu, de modo a saber de antemão a hora e o local exatos para tirar esta bela fotografia.

Fonte (transcrição): ESO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.