Vénus resplandescente
Esta fotografia obtida pelo Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek, mostra o planeta Vénus a brilhar intensamente sobre o Observatório do Paranal do ESO no Chile ao pôr do Sol. O telescópio em destaque é o Telescópio Auxiliar nº 1 do Very Large Telescope, que se prepara para observar o céu noturno, pintado em tons de azul e laranja.
O Very Large Telescope do ESO (VLT) é composto por quatro Telescópios Principais de 8,2 metros e por quatro Telescópios Auxiliares de 1,8 metros — como o que mostramos na imagem — cuja radiação capturada pode ser combinada para formar o Interferómetro do VLT (VLTI). Ao combinar a luz colectada por vários telescópios posicionados em diferentes locais do observatório, o VLTI opera como se de um único telescópio se tratasse, telescópio esse com uma linha de base que mede o mesmo que a distância entre os telescópios individuais.
Fonte (transcrição): ESO
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários