Numa coincidência astronómica pouco comum, uma estrela explodiu sob a forma de nova no céu por cima do Planetário & Centro de Visitantes Supernova do ESO, a menos de uma semana após a inauguração deste centro. O Embaixador Fotográfico do ESO Petr Horálek capturou a 2 de Maio de 2018 uma imagem da nova anã V392 Persei. A imagem de grande angular mostra o céu do crepúsculo sobre o Supernova do ESO, na direção oeste-noroeste.
A posição da nova sobre o Supernova do ESO está assinalada com uma pequena caixa, que mostra uma imagem zoom da área, obtida com a mesma câmara mas usando uma lente diferente. Nesta imagem zoom, a nova é facilmente identificável devido à sua típica cor laranja.
As novas anãs resultam de uma estrela anã branca que acreta material da sua companheira binária de menor massa. O material do disco é comprimido à medida que é transferido para a superfície da anã branca, onde aquece e acaba por inflamar, dando origem a uma explosão muito forte e brilhante. No caso da nova V392 Persei, este evento é ainda muito mais raro e brilhante. Houve apenas uma ocorrência na história de observações de novas anãs, onde a estrela se transformou numa nova completamente desenvolvida e muito mais brilhante. Foi o caso da V1213 Centauri em 2009. Temos agora um segundo evento semelhante, a V392 Persei.
A imagem é bastante simbólica, uma vez que o edifício do Supernova do ESO foi concebido para representar um sistema estelar duplo, muito semelhante ao que envolve a nova anã V392 Persei, o que resultaria eventualmente na explosão duma das estrelas sob a forma de supernova, num brilhante clarão de luz — daí o nome do centro.
Fonte (transcrição): ESO
Últimos comentários