New Horizons a menos de 1 Unidade Astronómica do próximo alvo

A Sonda New Horizons, que em 2015 fez um fantástico sobrevoo do sistema de Plutão, foi redirecionada em Outubro de 2015 para um novo alvo: um objecto do Cinturão de Kuiper (sigla em inglês KBO para Kuiper Belt Object) designado 2014 MU69 e que já foi apelidado de “Ultima Thule”.

Pouco se sabe acerca deste asteroide de dimensões modestas. Pensa-se que tenha uma dimensão de apenas 32 km, podendo também ser composto por dois corpos menores encostados ou a muito curta distância um do outro. Só a passagem da New Horizons poderá desvendar as características de Ultima Thule quando, nos dias que antecedem 1 de Janeiro de 2019 (data da maior aproximação), nos for revelando os seus segredos.

Entretanto, a New Horizons já está, desde hoje, a uma distância inferior a 1 Unidade Astronómica do alvo (1 UA é a distância média da Terra ao Sol, ligeiramente menos de 150 milhões de quilómetros) e prepara-se para, nos próximos meses, nos abrir novos horizontes para lá de Plutão.

Esta imagem mostra a posição atual da New Horizons e a sua trajectória planeada. A linha a verde mostra o percurso já percorrido desde o lançamento e a vermelho o percurso futuro.
Esta perspectiva mostra o Sistema Solar ligeiramente acima do plano orbital dos planetas.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.