Ela: qual é o teu signo do zodíaco?
Ele: Dinossauro.
Ela: Mas esse nem existe…
Ele: Nenhum deles existe.
Lembremo-nos que qualquer pessoa pode ligar pontos (estrelas) no céu e desenhar o que quiser. O signo touro, como já mostrei há alguns anos, pode ser desenhado como uma cadeira. É simples. Basta ligar os pontos de uma forma diferente. E pode-se criar o mito que a pessoa que nasça sob esse signo (cadeira, o mesmo do touro) é preguiçosa que só gosta de estar sentada, é paciente, etc (o oposto do que dizem do touro, apesar de serem as mesmas estrelas).
Por isso, é que não existem. Porque se pode desenhar o que se quiser.
Por outro lado, essas “ligações” que fazemos entre as estrelas são fruto de uma ilusão: pensamos que estão à mesma distância de nós (que era o que se pensava há muitos séculos atrás). Sabemos hoje que as estrelas da mesma constelação (signo) podem estar a milhares de anos-luz de distância umas das outras, não tendo qualquer ligação próxima entre elas. A “aparência de proximidade” é só uma ilusão a partir da nossa perspetiva.
Mais uma vez, essas ligações a que chamamos “signos” não existem. Porque os “pontos que ligamos” nem se encontram perto uns dos outros.
2 comentários
Um bom artigo! 🙂
Quando me perguntam qual é o meu signo, respondo: “Ofiúco”! Dizem logo que isso não existe e eu respondo que sim, só que é o 13º signo zodiacal (signo solar), e o Sol passa por essa constelação (apesar de ser por alguns dias). Apenas não vem actualizado na Astrologia, que continua a mesma desde o tempo dos Sumérios (se não estou em erro) – e daí a prova de ser uma área fraudulenta.
E logo remato que, como não figura no horóscopo, ando numa crise existencial, sem saber como comportar-me nem como reagir em acordo com outras pessoas…. :p
Abraço
Author
LOLLLLLLLLLLLLL 😀
Quanto à parte científica: correctíssimo! 🙂