Provavelmente já ouvistes falar nos NEOs (Near-Earth Objects), isto é, objetos próximos à Terra. São asteroides, cometas e meteoroides estudados tão intensamente quanto possível, incluindo também a preocupação com as probabilidades – maioria delas bastante remotas – de colidirem com a Terra e estragarem nossos dias por aqui.
Melhor ficar de olho neles, não?
NEAs (Near-Earth Asteroids) são, basicamente, os NEOs da categoria dos asteroides – rochosos, sem coma ou cauda como cometas, e com órbitas próximas à da Terra que podem durar alguns milhões de anos. Atualmente mais de 18 mil desses objetos são conhecidos. A maioria dos NEAs são pequenos, podendo medir de alguns metros até 1 km de diâmetro. Alguns no entanto, como Eros, são tão grandes que num improvável impacto com a Terra teriam consequências catastróficas.
Um NEA como Bennu, que está sendo visitado pela sonda Osiris-REX da NASA, está provavelmente inerte desde a formação do Sistema Solar, e os próximos tempos de exploração desse pequeno vizinho cósmico serão uma autêntica viagem ao passado.
Veja no infográfico a seguir quais outros asteroides próximos já foram visitados por sondas espaciais. São pequenas ilhas flutuantes na vastidão do oceano cósmico – inertes, frias, escuras e presas há bilhões de anos no passado!
Agradecimento: Núrya Ramos, pelo apoio e revisão gramatical
2 comentários
Boa tarde
Tem.algum asteroide em.perigo de colisão com a terra?
Grata
Ana Carolina
Não.