Seremos sub-rotinas de computador?
Gostei muito deste cartoon do Dilbert, criado por Scott Adams.
Dilbert sugere que o nosso Universo é uma simulação de computador, em que as pessoas são somente software, sub-rotinas criadas pelo Dilbert. Estas sub-rotinas (as pessoas) imaginam que são seres conscientes, mas na verdade é somente uma programação criada pelo Dilbert para eles pensarem dessa forma. Alguns limites físicos impostos nesta simulação, faz com que os seres não se apercebam da verdadeira natureza do Universo.
Já apontei esta potencial solução para o Paradoxo de Fermi, neste post.
Neste outro post, discuti detalhadamente esta variante da Hipótese de Zoo: o Cenário Digital. O grande problema desta hipótese (e de outras) é ter premissas assentes no antropocentrismo (coloca os Humanos como sendo muito especiais no Universo) e, como consequência, ter ideias muito semelhantes às religiões (incluindo o Design Inteligente).
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários