Mundo evoluído em 2019?
Não consigo entender como no ano 2019, em pleno século XXI, continuamos a duvidar das vacinas (elas são excelentes), a questionar a geometria do planeta (a Terra não é plana), a discutir a temperatura do clima (está mais quente) e a avaliar o carácter dos nazis (eles são maus).
O último factor é claramente influenciado pela cultura norte-americana.
Aliás, nos EUA, também não compreendo como se continua a discutir o uso de armas por toda a gente…
Ainda sobre a cultura científica, eu incluiria que também não consigo entender como em pleno século XXI as pessoas continuam a acreditar nas ineficazes pseudociências ou como as pessoas se deixam levar por extremismos religiosos irracionais ou porque ainda existem pessoas que hipocritamente estão contra a ciência (tendo em conta que essas mesmas pessoas utilizam ciência todos os dias), etc.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
Pois caro amigo Carlos! Realmente é inconcebível que haja tanta gente que continua a seguir o caminho aparentemente mais fácil. Não é possível virar as costas à Ciência e continuar à espera de milagres. E também concordo que os americanos estão na “vanguarda” da pseudociência, apesar de tudo o que também têm feito de positivo em prol da mesma, Grande abraço