Em Setembro passado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou um relatório onde alertou: a ameaça de uma pandemia global é real e pode matar milhões de pessoas.
Um painel internacional de especialistas chegou à conclusão que os países não estão preparados para uma eventual pandemia global.
No relatório, é dado o exemplo da chamada Gripe Espanhola, de 1918, que matou mais de 50 milhões de pessoas. “Se esta pandemia acontecesse hoje, poderia espalhar-se rapidamente em menos de 36 horas e matar até 80 milhões de pessoas, destruindo quase 5% da economia global.”
No mundo actual, com centenas de milhares de pessoas a viajarem pelo mundo diariamente, doenças virais propensas a epidemias como ébola, gripe e SARS, serão muito difíceis de controlar/conter.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, disse: “A ameaça da gripe pandémica está sempre presente. O risco contínuo de um novo vírus influenza transmitido de animais para humanos e potencialmente causando uma pandemia é real. A questão não é se teremos outra pandemia, mas quando.”
Fontes: Relatório, Vox, Futurism, Diário de Notícias, SIC Notícias.
Últimos comentários