A equipa de fórmula 1, Red Bull Racing, fez a primeira paragem nas boxes com gravidade zero.
Com a ajuda da agência espacial russa Roscosmos, eles voaram num avião muito parecido com o americano vomit comet e substituíram os pneus do carro de fórmula 1.
Para conseguirem as filmagens, eles fizeram 7 voos, com cerca de 80 parábolas no total. No entanto, como o primeiro voo foi de teste/treino à gravidade zero, então restaram cerca de 70 parábolas.
Quando o avião descia, eles (equipa de mecânicos e equipa de filmagens) tinham cerca de 22 segundos “no ar”. No entanto, como era necessário ter o carro preso em segurança antes dele descer abruptamente, o tempo de filmagem era somente de 15 segundos. Mesmo assim, isto é quase uma eternidade comparado com o recorde de 1,82 segundos que conseguiram de pit stop na época de 2019 durante uma corrida.
O sub-chefe da equipa de mecânica, Joe Robinson, disse: “Apercebes-te do quanto contas com a gravidade quando não tens nenhuma! Algo tão linear como apertar uma porca do pneu torna-se muito difícil quando o carro está a flutuar e o único controlo que tens são os teus tornozelos, presos nas alças no chão. Desafia-te a pensar e a operar de maneira diferente e isso foi brilhante.”
O pit stop é divertido!
Mas fizeram um pouco de “batota”, já que a equipa de mecânicos tinha os pés “presos” ao avião, não andando a flutuar desgovernados.
Últimos comentários