Admirável Mundo Novo – Joana Gonçalves de Sá

A jornalista Miriam Alves fez uma série de pequenas entrevistas muito interessantes sobre ciência e tecnologia, para a SIC Notícias, sob a rubrica Admirável Mundo Novo.

Realço este episódio, com Joana Gonçalves de Sá, sobre notícias falsas.

“Porque acreditamos em notícias falsas e as espalhamos?

As notícias falsas têm influenciado resultados eleitorais e condicionado as nossas escolhas mais privadas, de forma particularmente perigosa no que diz respeito à saúde.

Em 2019, a ciência conseguiu perceber melhor o que nos leva a acreditar em notícias falsas e a contribuir para as espalhar.

Joana Gonçalves de Sá recorre a várias ciências para estudar o comportamento humano. O seu ambicioso projeto de investigação – Notícias Falsas, Pessoas Reais – recebeu 1,5 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação para criar mais conhecimento sobre esta epidemia potenciada pela revolução digital, com consequências ainda difíceis de antecipar.

“Estamos na Idade da Pedra da Revolução Digital”, resume a cientista: “Daqui a 20 anos, se tudo correr bem, vamos olhar com muita vergonha para o que se passou neste período”.”

Joana Gonçalves de Sá reflecte sobre como as redes sociais nos dão notícias personalizadas, contendo aquilo em que já queremos acreditar.

Muito interessante foi a sua reflexão sobre as campanhas anti-vacinação, que utilizam notícias falsas para provocar uma resposta emotiva, levando a sermos enganados por essa desinformação.
Isto não só tem um enorme impacto na saúde pública, como diminui a confiança na ciência e no conhecimento.

Curioso foi saber que os Humanos têm preferência por notícias falsas.
E que não conseguem avaliar a falsidade das notícias por preguiça mental e por ausência de pensamento crítico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.