A Organização Mundial de Saúde e a Direção Geral da Saúde em Portugal ensinaram-nos que devemos estar alerta para estes sintomas: tosse seca continuada, febre, dores musculares persistentes (dores no corpo), dores de cabeça contínuas, dificuldades respiratórias, e fraqueza generalizada. Por vezes, existem também espirros e dores de garganta.
Basta termos alguns (por vezes, só um) dos sintomas, que isso poderá ser sinal que estamos contaminados com o novo coronavirus.
Mais recentemente, foram notados outros dois sintomas, como a perda de olfato e de paladar. Em alguns casos positivos, só existiam estes sintomas, e não os outros. Estes sintomas parecem acontecer nos primeiros dias após sermos contaminados.
Ainda mais recentemente, existiram alguns médicos que relataram outros sintomas mais raros: náuseas, cólicas, diarreias, desconfortos abdominais e falta de apetite.
Muitos destes sintomas são semelhantes aos da gripe. Mas alguns deles são mais sintomáticos da COVID-19, como a falta de ar (dificuldades respiratórias).
Estejam atentos a estes sinais. Mas não sejam paranóicos. Como sabem, estes sintomas já existiam para outros problemas (muito menos graves), antes da existência da COVID-19.
Deixo aqui uma explicação excelente dos sintomas desta doença, pelo biólogo Atila Iamarino:
1 comentário
Author
http://www.astropt.org/2020/06/12/sintomas-raros/