Animais domésticos não transmitem o vírus

Crédito: Guarda Nacional Republicana

A GNR publicou esta informação que me parece bastante importante, tendo em conta os medos das pessoas e o facto do número de animais domésticos abandonados ter aumentado.

Os animais domésticos não transmitem o novo coronavirus!

A Direção Geral da Saúde diz isto: “De acordo com informação da Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães e gatos, tenham sido infetados e que, consequentemente, possam transmitir o COVID-19.”

Ou seja, não existe qualquer evidência que cães e gatos (por exemplo) tenham sido infetados e depois o tenham transmitido a humanos.

Os animais até podem ser infetados e ficarem doentes (apesar de não existirem evidências fortes disso). Mas não o transmitem aos humanos.

No entanto, vamos supôr que uma pessoa infetada faz festinhas no vosso animal doméstico. Tal como em qualquer superfície, o vírus pode passar pelas mãos do infetado para o pêlo do animal. E se posteriormente vocês fizerem festas ao animal, o vírus pode passar para vocês. Mas isso não é porque o animal transmitiu o vírus – só funcionou como qualquer superfície em vossa casa.
Assim, é sempre muito importante lavar as mãos devidamente: com água e sabonete, e durante pelo menos 20 segundos.

Por isso, não abandonem os animais, nem tenham medo que eles vos possam contagiar.
Na verdade, por esta altura, os animais de companhia podem ser uma arma contra a ansiedade e o stress do isolamento – como o comprovam alguns estudos.

Na realidade, nesta interação entre humanos e animais de estimação, as únicas vítimas têm sido os animais.
Além daqueles que são abandonados, os que continuam em casa com os donos por vezes têm desenvolvido “cistites provocadas pelo stress de terem os donos a olhar para eles o dia todo, normalmente com crianças aos berros a tentar agarrá-los”.
Os animais, tal como as crianças e os adultos, precisam de rotinas. E esta pandemia também os está a afetar negativamente nessa particularidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.