Vacinas contra a COVID-19?

Créditos: Reuters / Dado Ruvic / Illustration

No passado dia 8 de Abril, a revista científica Nature, publicou um artigo muito interessante sobre o estado de desenvolvimento de uma possível vacina contra a COVID-19. Podem ler, aqui.

Neste momento, existem 78 vacinas-candidatas (potenciais), que confirmadamente estão a ser desenvolvidas.
5 dessas vacinas já entraram na fase de ensaios clínicos.

Existem outras 37 alegações de potenciais vacinas, que não se pode confirmar de forma independente que realmente estão a ser desenvolvidas.

Num outro artigo da Nature, aqui, podem ver detalhes destas vacinas candidatas: quais são os países que as desenvolvem, quais são as empresas, em que fase estão, o que estão a estudar especificamente, etc.

Realço que o processo para uma vacina ser desenvolvida, passar por todos os testes de forma eficaz (e com segurança), e ser produzida em massa, demora mais de 10 anos!
No entanto, devido à emergência na altura, a primeira vacina aprovada contra o Ébola passou por todos estes passos em “somente” 5 anos.
Quanto à vacina contra a COVID-19, existe um esforço internacional sem precedentes. O foco de investigação está, atualmente, todo nessa vacina. Devido a todo este empenho/dedicação/obsessão da investigação médica, poderá ser possível ter uma vacina disponível para a população quiçá daqui a um ano (sendo bastante otimista!). Mas isto, se e só se, os passos que precisam ser dados, os resultados parciais das investigações, derem todos certos…

Gostei deste “sumário” de Paulo Portas no Jornal das 8, da TVI.
Crédito: TVI

2 comentários

  1. Se vier um antiviral que atenue os casos graves já seria de bom tamanho, até que a vacina esteja pronta, pelo menos não pararia o mundo.

    1. Esse seria um primeiro (grande) passo, até chegar a ansiada vacina… 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.