Trump supera as previsões

Ao longo de Fevereiro, Trump foi dizendo que a COVID-19 era só uma gripezinha promovida pelos democratas, e que em Abril iria magicamente desaparecer. Ainda em Fevereiro, Trump também afirmou que o número de infetados na altura (15) iria rapidamente descer para zero (0).
Em Março, assegurou que estava tudo sob controlo e que na Páscoa a economia iria estar completamente aberta, com as igrejas completamente cheias de gente.

O resultado disto foi que em Abril existiam já mais de 20 mil mortos nos EUA.
Trump continuou a afirmar que está a fazer um excelente trabalho.

No início de Março, um estudo do Imperial College of London estimava que, sem quaisquer medidas de confinamento ou distanciamento (ou seja, se os americanos continuassem a fazer a vida normal), o número de mortos nos EUA a 4 de Agosto de 2020 poderia ser de 1 milhão a 2 milhões de mortos.
É nestas estimativas que Trump se baseia para dizer que a sua estratégia tem sido um sucesso.

A verdade é que novas estimativas, após os Governadores decretarem medidas de confinamento, diziam que o número de mortos nos EUA a 4 de Agosto de 2020 seriam de cerca de 100 mil.

Em Abril, após se perceber que os americanos estavam a seguir as recomendações das autoridades de saúde, novas estimativas apontavam para pouco mais de 50 mil mortos a 4 de Agosto de 2020.
Trump gritou vitória! (apesar de não ter crédito nenhum)

Entretanto, Trump escreveu no seu twitter e disse em conferências de imprensa, que era contra as medidas de confinamento e que os governadores deveriam deixar as pessoas livres. A maioria dos estados já começou a retirar as medidas de confinamento – indo contra as recomendações das autoridades de saúde que apontavam o mês de Junho para isso.

Estamos a 4 de Maio de 2020 (3 meses antes do prazo das estimativas), e já existem cerca de 70 mil mortos nos EUA – superando largamente as últimas estimativas antes do desconfinamento.

Já morreram mais americanos em somente 2 meses (Março e Abril) do que em 20 anos de Guerra no Vietname!

Crédito: WorldOMeter

Agora, a 4 de Maio de 2020, devido ao desconfinamento, a Casa Branca já estima que a 4 de Agosto de 2020 irão existir 100 mil mortos nos EUA.
No entanto, um relatório interno da Casa Branca refere que as mortes podem atingir as 3000 por dia em Junho, caso deixem de existir regras sociais – o que aumentará bastante o número de mortos até 4 de Agosto.

3 comentários

  1. O profeta da insanidade…e cheio de seguidores…o virus agradece…e, aqui, no Bolsonaristão, seguimos alegres pela estrada da insensatez.

    1. Infelizmente, temo que no Brasil seja ainda muito pior que nos EUA 🙁

      Pela falta de testes, o que leva à falta de informação sobre como controlar melhor o vírus em certas regiões 🙁

      Claro que neste caso, o Brasil terá números muito mais baixos de infetados e mortos, mas isso deve-se à falta de testes 🙁
      Os números reais temo que sejam muito superiores… 🙁

        • Ademir Dias on 05/05/2020 at 17:18

        Correto… Sem ser pitonisa ja viu o futuro…Atila Iamarino, doutor em biologia diz coisa muito semelhante sobre as perspectivas de tratar a pandemia com leniência

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.