Lentes de contacto aumentam risco de contágio?

Ao mexermos constantemente com as mãos quer nas lentes de contacto quer nos olhos (sobretudo nos olhos), estaremos a aumentar o nosso risco de ficarmos infetados com a COVID-19?

Nas redes sociais, incluindo em páginas de ópticas, está a ser transmitida a informação que as pessoas deveriam suspender o uso de lentes de contacto (deveriam utilizar mais os óculos) de modo a prevenir tocar com as mãos nos olhos.

Quer a Associação Americana de Oftalmologia quer a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia referem que não existem evidências de que utilizar lentes de contacto aumenta o risco de infeção pelo novo coronavírus.
No entanto, por uma questão de proteção, as pessoas que utilizam lentes de contacto devem reforçar a higienização das mãos, sobretudo porque levam mais as mãos aos olhos quando colocam e retiram as lentes de contacto.

Além disso, como teoricamente as pessoas que utilizam lentes de contacto levam mais as mãos aos olhos, então, por uma questão de prevenção, podem optar pelos óculos nesta fase de pandemia.

Leiam no Polígrafo SIC, aqui.
E vejam este segmento do episódio, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.