Sendo a COVID-19 uma doença que ataca preferencialmente os pulmões, os fumadores que sejam contagiados com o novo coronavírus têm uma maior probabilidade de “sofrerem danos mais acentuados do que os não fumadores”.
Além disso, “os fumadores devem também ter alguns cuidados extra, nomeadamente na higienização das mãos. O ato de fumar implica levar a mão e o cigarro à boca, contrariando uma das recomendações da Direção Geral da Saúde. “O que nós ouvimos todos os dias é que devemos evitar pôr a mão na cara e na boca porque isso é um risco de infeção. As pessoas que fumam levam bastantes vezes a mão e o cigarro à boca. O cigarro também está contaminado com aquilo que temos na mão. Pela lógica podemos facilmente perceber que o cigarro obriga a fazer aquilo que está indicado que não façamos”, explica a coordenadora da comissão de tabagismo.”
Mas será que os fumadores, ao fumarem (ao expelirem o fumo), serão um agente ativo na propagação do vírus?
A pneumologista Paula Rosa Aldomiro refere: “O vírus é transmitido por gotículas e as pessoas que fumam têm maior propensão para emitir essas gotículas, não só pelo fumo do cigarro, mas também porque quem fuma tem, habitualmente, mais tosse.”
Assim, apesar de não existirem estudos específicos sobre a transmissão do coronavírus pelo fumo do tabaco, pela lógica e por precaução, deve-se assumir que sim (que o vírus pode ser transmitido dessa forma).
Isto leva-nos a pensar que só se deve fumar em espaços abertos.
Mas mesmo assim, “no ato de fumar, por vezes o ar é expelido com maior intensidade, podendo levar a um aumento da distância de propagação do vírus”.
O que leva à conclusão lógica de que não se deve fumar próximo de outras pessoas, mesmo em espaços abertos.
“Em Espanha, a Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica, que reúne mais de 4.500 profissionais de saúde respiratória, emitiu uma recomendação que desaconselha o fumo em terraços e espaços públicos durante o período de desconfinamento, por considerar que são espaços em que o risco de contágio aumenta tanto para fumadores como para não fumadores.”
Assim, os fumadores devem afastar-se das outras pessoas quando vão fumar, mesmo que estejam em espaços abertos (como esplanadas), de modo a aumentar a distância de segurança.
Leiam no Polígrafo SIC, aqui.
E vejam este segmento do episódio, aqui.
Últimos comentários