Cisne morre de desgosto?

Créditos: DR/Twitter

Pode-se sempre argumentar que estas histórias são antropocêntricas: interpretam-se comportamentos dos animais como se fossem comportamentos humanos, o que normalmente é errado.

No entanto, mesmo que essa interpretação seja errada neste caso, a verdade é que a emoção colocada nesta história vale a pena partilhar, sobretudo para quem pensa que nós (humanos) somos muito diferentes (ou melhores!) do que o resto dos animais com quem partilhamos o planeta.

O jornal Manchester Evening News reportou que os residentes de Kearsley, em Bolton, Reino Unido, estão furiosos com jovens rapazes que andam a atirar tijolos para ninhos de cisnes de modo a partir-lhes os ovos.

No passado dia 20, o mesmo jornal reportou que o grupo de vândalos atirou tijolos para um determinado ninho, no Canal de Manchester, partindo vários ovos.

O cisne fêmea tinha posto 6 ovos. 3 deles foram esmagados pelos vândalos.

Os cisnes são conhecidos por acasalar para a vida.
No entanto, devido ao stress exercido sobre o casal de cisnes, o macho abandonou a fêmea.

Sozinha, abandonada pelo macho, o cisne fêmea e o seu ninho foram de seguida atacados por cães e patos, que lhe destruíram mais 2 ovos.

No outro dia de manhã, a cisne fêmea foi encontrada morta no seu ninho.

Michael Mason, ativista de uma associação local de proteção dos animais, referiu que após o ataque dos vândalos humanos (e de outros animais) e do macho a ter abandonado, a cisne fêmea parece ter morrido de tristeza, de desgosto.

“Segundo a associação Swan Sanctuary, que resgata cisnes em perigo, é normal que, quer a perda de ovos ou o abandono do parceiro cause um processo de luto igual ao dos humanos, que só por vezes é ultrapassado com o cisne sobrevivente a mudar-se para outro curso de água ou mesmo migrar.
No caso deste cisne, a dor da perda do ‘marido’ e dos ovos revelou-se demais.”

Neste momento, as autoridades, nomeadamente a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals, estão a tentar saber informações sobre quem atirou os tijolos (e que já não é a primeira vez).
No Reino Unido existe a Lei da Vida Selvagem e do Campo de 1981, que nas suas sanções máximas pode levar a multas pesadas e até à prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.