Alguns estudos recentes nos EUA mostram que as pessoas que seguem comunicação social de extrema direita (apoiantes de Trump), como a FOXnews, estão menos informadas sobre a COVID-19, são levadas mais facilmente pela desinformação, acreditam em conspirações sobre a doença, pensam que o vírus não é assim tão mau para os humanos, e recusam-se a prevenir a sua disseminação (precisamente porque não o acham perigoso).
Isto parece ter levado a um elevado número de casos e de mortes precisamente em pessoas que vêem esta comunicação social. Ou seja, em que a audiência são os apoiantes de Trump.
Curiosamente, ontem vi na televisão uma mulher aos gritos com a jornalista. Ela estava sem máscara, aos gritos, a dizer que isto é tudo mentira, que não existe qualquer doença, e que é tudo uma manipulação do “deep state” para provocar o pânico nas pessoas. Ela “explicou” que não usa máscara porque não existem quaisquer mortos pela COVID-19 (ou são muito poucos). Também disse que o Trump está a fazer um excelente trabalho a “expôr as mentiras” dos jornalistas (do resto da comunicação social). E por fim concluiu que as pessoas que usam máscara são “pessoas ignorantes” ou pessoas que querem manipular os “inteligentes” como ela.
E pronto… é isto… em pleno século XXI, é absolutamente lamentável ver este tipo de opiniões. Mas a verdade é que os estudos mostram que estas opiniões, tal como o vírus, estão mais disseminadas do que se desejaria.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Mortes por milhão de habitantes, dados tirados hoje:
Nova York: 1659; New Jersy: 1723; Connecticut: 1217;
os estados republicanos que refere:
Texas: 94; Arizona: 249; Florida: 176; Georgia: 271;
Portanto nada que se compare, pelo menos por agora, pois nada garante que os números se mantenham assim e estes estados podem muito bem estar na fase inicial, mas para já estão muito abaixo dos outros.
Portugal: 159: também não estamos muito mal.
Já agora, a tal senhora sem máscara se calhar ainda estava a seguir as orientações da OMS que até à pouco tempo dizia para ninguém usar, excepto pessoal médico, esses sim é que são os grandes broncos, o Trump não é médico e só me admira não dizer ainda mais disparates do que os já diz.
A OMS tem os supostos experts que estão a dar uma imagem de absoluta incompetência desde o início. Ora o virus não se transmitia entre humanos, ora já era infeccioso, afinal os assintomáticos não transmitem, afinal sim, transmite-se pelo contacto com as superfícies, afinal já não ou talvez, não se transmite pelo ar, talvez sim…. caramba! Mas só se goza com o Trump, é o palhaço de serviço. E eu que nem gosto do homem 😛
Abraço.
Author
Tem havido uma comunicação deficiente por parte da OMS, com várias contradições como diz. Concordo.
A senhora sem máscara estava a dizer que o vírus não existe… 😉
Quanto aos estados, como eu já tinha referido, esses números são totais. E nesse caso tem razão.
Eu estou-me a reportar ao momento atual, e no momento atual, os estados geridos por republicanos estão piores.
https://www.worldometers.info/coronavirus/country/us/
Estes dados são de ontem.
abraço!
Interessante, mas isso terá base cientifica ou é apenas propaganda antí-trump?
Os três estados com mais mortes por milhão de habitantes são: New Jersy, New York e Connecticut – todos os três são governados pelo partido Democrata.
Os três estados com mais infectados por milhão de habitantes são: Nova York, New Jersy e Rhode Island, tirando os repetentes, também Rhode Island é governado por uma Democrata.
Afinal os números dizem que são os estados Democratas onde mais se morre e mais se infectam pelo Covid-19.
Sempre que lemos uma coisa na comunicação social, o mais certo é a realidade ser exactamente o oposto, não podemos deixar-nos levar pela propaganda vergonhosa em que o mundo hoje está mergulhado, há que verificar os factos.
Abraço!
Author
Sim, no início, esses estados governados por democratas tiveram os piores números. Aliás, Trump fez referência a isso, insinuando que o vírus atacava só os estados democratas (com lideranças fracas, como ele defendia).
Atualmente, as coisas mudaram, já que o Texas, Arizona, Florida, Georgia, etc, estão muito piores que os estados democratas.
abraços!