Guerra à desinformação
Crédito: Alamy
Algumas agências de espionagem ocidentais, como a CIA (nos EUA) e a GCHQ (no Reino Unido) estão envolvidos numa guerra digital contra a desinformação, sobretudo médica.
Atualmente, sabe-se que a Rússia tem utilizado a internet, nomeadamente as redes sociais, para disseminar falsas informações sobre a COVID-19 e sobre as vacinas.
Quanto mais as pessoas no ocidente duvidarem das informações oficiais e da eficácia das vacinas, mais os países ocidentais tornam-se fracos a vários níveis: a população ficará mais doente, a confiança nas instituições diminui, a organização social quebra-se, etc.
O que é mais irónico é que as pessoas que se acham especiais, por saberem informações que mais ninguém tem no mundo (porque leram na internet), na verdade estão a ser manipuladas a acreditarem em falsidades de modo a prejudicarem a sua própria sociedade.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
Últimos comentários