O texto informa:
“Essa foto foi tirada em 1901 pelo Dr. Allan Warner no Hospital de Leicester (Reino Unido).
À esquerda uma criança não vacinada e que contraiu varíola; e à direita outra que recebeu a vacina contra a mesma doença.
Sabe porque você não vê imagens terríveis como esta hoje em dia? Porque a varíola é considerada erradicada graças a uma das maiores invenções da ciência moderna chamada vacina”.
Esta imagem é absolutamente verdadeira, como informam o Polígrafo e o Snopes.
“As imagens foram publicadas no Atlas of Clinical Medicin, Surgery and Pathology e na legenda da fotografia indica-se que eram crianças com 13 anos de idade, ambas infetadas pela mesma fonte de varíola no mesmo dia, mas apenas uma tinha sido vacinada na infância.”
No artigo científico lê-se:
“Mostra dois meninos, ambos com 13 anos. O da direita foi vacinado na infância, o outro não foi vacinado. Ambos foram infetados pela mesma fonte no mesmo dia. Observe que, enquanto o da esquerda está no estágio totalmente pustular, o da direita apresenta apenas duas manchas, que rebentaram e formaram crostas”.
Soube-se também na altura que ambos os rapazes andavam na mesma turma na mesma escola.
A diferença entre eles foi que os pais do menino à esquerda (infetado) eram membros de um grupo anti-vacinação, por isso decidiram que o seu filho não deveria ser vacinado. Enquanto os pais do menino à direita, optaram por vacinar o filho.
“No mesmo volume ilustram-se outros casos similares, como duas irmãs, com 21 e 15 anos de idade, que também contraíram varíola no mesmo dia. Novamente, apenas uma tinha recebido a vacina”, por isso é que a doença só a afetou de forma ligeira, enquanto a outra (não-vacinada) ficou fortemente infetada pela varíola.
As imagens demonstram bem que as vacinas funcionam!
Últimos comentários