Brasil foi péssimo na gestão da pandemia

Depois de falar dos EUA e de Portugal, vou agora focar-me no Brasil.

O confinamento funciona, como se percebeu em Portugal.
Infelizmente, o Brasil é gerido por alguém que desvaloriza a pandemia, como os EUA de Trump.

Assim, sem surpresa, os números da pandemia no Brasil são semelhantes aos dos EUA.

Neste momento, o Brasil tem 459 mil mortos devido à COVID-19, sendo o segundo pior país do mundo, logo a seguir aos EUA.

Crédito: Worldometers

Crédito: Worldometers

Manaus, por exemplo, viu o seu sistema de saúde colapsar, com muitas pessoas a morrerem por falta de acesso a oxigénio. Os cemitérios tornaram-se demasiado pequenos, e abriram-se centenas de túmulos, incluindo túmulos verticais, para dar vazão a tantos falecimentos.
Outras cidades, como São Paulo, também tiveram problemas semelhantes.

Um estudo mundial feito pelo australiano Lowy Institute concluiu que a melhor gestão da pandemia pertence à Nova Zelândia e a pior gestão da pandemia foi entregue ao Brasil.
Depois do Brasil (o pior), estão México, Colômbia, Irão e Estados Unidos.
Podem ver a lista completa, aqui.

Crédito: Lowy Institute

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Nem há como comparar, o tamanho geográfico maior que Europa e população pobre, dependente de trabalho, sistema social roubado sistematicamente pelos governos anteriores.
    Até que não foi tão grave, pior foi a China ter mentido e dessiminado a doença pelo mundo e ficarem procurando outros “bodes expiatórios” para justificar ações autoritárias políticas para usar como palanque eleitoral.
    Só o tempo vai tirar essas dúvidas.

    1. “Até que não foi tão grave,”

      ok…

      Se meio milhão de mortos não é grave… a partir de que número é que considera grave?

    2. Fernando,

      a real comparação para se vangloriar de ótimas atitudes públicas de saúde e da responsabilidade de comportamento de uma sociedade civil, tem de se azer com os países que adotaram as melhores medidas, que fizeram o certo, que tem os melhores resultados. São países que não fizeram outra coisa senão adotarem comportamento racional técnico-cientifico, de consciência e responsabilidade geral.

      Japão, por exemplo. Tem a metade da população brasileira, naturalmente vive aglomerado em grandes centros, e mesmo assim só teve 12 mil mortes. Proporcionalmente, o Brasil, se fosse tão bem quanto o Japão, teria hoje “só” 24 mil mortes, o dobro, porque tem o dobro da população. e não 460 mil mortes. O “só” ali pela comparação com os 460 mil mortes,

      A doença não mata mais latinos que asiátcos, ela mata na mesma proporção se houver o mesmo número de infectados. E nem começaram no Japão a vacinação para valer.

      Japão sim é que é um bom exemplo. Não ser um fracasso como o Brasil e e achar que as coisas ainda estão bem só porque se compara com os piores que ele, que alías, são cada vez menos.

      Sim, a governança da pandemia no Brasil é um fiasco desde o início, quando não controlavam nem as pessoas que chegavam da Itália, da Alemanha, da China nem dos Estados Unidos, onde já tinham casos de Covid. Foi uma vergonha. Escudado por uma parte da população que vergonhosamente se comportou de forma negacionista frente aos fatos, que tomou um kit “preventivo”, e continua tomando o kit, que não funciona em lugar nenhum, alías, funciona ao contrário, médicos de UTI dizem que pacientes que chegam na UTI têm menos chances de melhora quando tomaram o kit preventivamente. As UTIs estão lotadas de pessoas que tomaram o kit.

      No Brasil inverteram a ordem das coisas. Virou um hospício. Quanto mais incompetente e negacionsta alguém for, maior a chance de estar num governo ou na mídia para defender a irracionalidade e a pseudociência. E isso tem sérias consequências.

      Tem sido assim há décadas no Brasil, não é de hoje, um atraso de consciência tremendo em todos os níveis da sociede, refletidos em governos incompetentes, mas no momento atual é o pior disso, a pandemia só amplificou todos os nossos problemas conjunturais e de poucas consciência e educação.

      O Brasil é uma vergonha e um desastre mundial nesse caso.

      Achar que o Brasil só vai se tocar do desastre quando se declarar o pior do mundo é desonestidade intelectual de quem é negacionista e pensa assim. Está ruim mesmo. É um fiasco. E pior, continua sendo um fiasco, não aprende. Os mortos se avoluma, vem aí a terceira onda e nada mudou para melhor. O “governante” maior agora tenta impor um decreto para proibir lockdown. Isso é coisa de hospício.

    • Jonathan Malavolta on 29/05/2021 at 00:23
    • Responder

    A Índia também está bastante grave. Você saberia me informar qual posição ela ocupa no ranking mundial?
    Obrigado!

    1. Oi Jonathan,

      Pode ver aqui:
      https://www.worldometers.info/coronavirus/

      A Índia está em terceiro, em valores absolutos (de número de mortos).

      Tendo em conta que tem mais de 1 bilhão de pessoas, então em termos relativos (por população), ainda está bastante baixo.

      No entanto, atualmente, em termos absolutos é a pior em “novos mortos”, com mais de 3 mil mortos por dia.

      abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.