Falsa cura milagrosa

via Correio da Manhã.
Crédito: GNR Comando Territorial de Bragança

Em Mirandela, Portugal, um homem vendia bebidas (aparentemente, sumos feitos em casa) que, dizia ele, preveniam e curavam várias doenças, inclusivé a COVID-19.

Cada garrafa era vendida a 10 euros.

“(…) a patrulha da GNR que operava naquele mercado ao ar livre viu “várias garrafas, aparentemente reutilizadas, que estavam cheias com um líquido desconhecido, com rótulo improvisado, e publicitadas através de vários cartazes, dos quais se destacava a palavra covid-19”.
Segundo a GNR, existem “fundadas suspeitas” sobre a natureza e qualidade do produto que estava a ser vendido ao preço de 10 euros a garrafa, tendo sido aprendidas 38 garrafas plásticas com diferentes quantidades de líquido, várias dezenas de panfletos publicitários e uma bancada de venda em feira.”
(…)
“Uma primeira análise ao líquido indicia que se trate de uma mistura de sumos.”

“Num dos cartazes, anunciava “um delicioso preventivo contra as pragas dos tempos modernos”.
(…)
Num dos cartazes, é indicado que “o produto mais puro do Mundo tem pelo menos 15 substâncias antioxidantes, tem enxofre e é eficaz contra todos os vírus: Covid-19”. Refere ainda de que forma deve ser tomado: “Uma ou duas colheres de sopa num copo de água três vezes ao dia; nas narinas e garganta, quando chega da rua”. Outro cartaz indica que “muitas variedades de chá possuem virtudes terapêuticas importantes”. E acrescenta: “Diga não a todas as doenças e pestes.” (…)”

O homem, de 73 anos, foi detido por fraude, por vender um falso remédio milagroso.

Fontes: GNR Bragança, TVI, Público, Correio da Manhã, Correio da Manhã, Observador.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.