As chamadas pistolas térmicas, que são termómetros que se apontam à testa, tornaram-se muito populares durante a pandemia.
Eu próprio comprei um destes termómetros, porque são mais práticos que os tradicionais.
Mas as redes sociais, como sempre, são locais onde as conspirações absurdas abundam.
Assim, no Facebook, andou a ser partilhado que “as pistolas térmicas são perigosas” e que “não devem ser apontadas à testa porque podem causar cegueira e queimar neurónios”. Supostamente, estes aparelhos usam um laser que é prejudicial à saúde.
Ora, como escreve o Polígrafo, aqui, isto é uma patetice, já que as pistolas não emitem radiação, mas absorvem o calor emitido pelos seres humanos.
“O médico João Júlio Cerqueira esclarece que “os termómetros infravermelhos funcionam recebendo a radiação térmica emitida pelos seres humanos. Não necessitam de enviar nenhum ‘laser’ para fazer a medição de temperatura”. Para o especialista, “o uso de termómetros infravermelhos não pode ser prejudicial aos olhos se não há qualquer emissão de radiação.”
(…)
“Existem termómetros que têm um ‘apontador a laser’ que na realidade é relativamente inútil, já que a medição da temperatura é feita em grande proximidade e não há qualquer necessidade desse apontador. Mas esse laser é de muito baixa energia, não tendo capacidade de danificar os olhos principalmente se a luz incidir de forma momentânea sobre o olho, por engano”.
(…)
Outro erro, como explica o mesmo especialista ao Polígrafo: “Os medidores de temperatura à distância fazem leitura de radiação emitida pelo corpo, na gama dos infravermelhos”, ou seja, “absorvem radiação para fazer a leitura, não emitem radiação.”
A leitura da temperatura, tal como referido anteriormente, é efetuada através da absorção da energia infravermelha que é emitida pelo organismo e não devido ao laser. “Os medidores de infravermelhos são todos seguros. Como explicado, apenas captam a energia que o organismo irradia. Não emite qualquer energia pelo que todos podem ser usados em seres vivos”, reforça o médico.
(…)
Existem diferentes tipos de termómetros para a medição da temperatura corporal, desde os tradicionais termómetros de mercúrio – entretanto descontinuados – até aos termómetros eletrónicos, auriculares e infravermelhos. É neste último grupo que se inserem as pistolas medidoras de temperatura. (…)”
Últimos comentários