Videntes continuam a burlar

A criança britânica Maddie McCann, de 4 anos de idade, desapareceu (foi raptada?) do Algarve em 2007.

Desde essa altura, apareceram vários supostos videntes, oportunistas, a tentarem burlar a família e a polícia.
Alguns supostos videntes até tentaram praticar extorsão (exemplo).

Recentemente, um novo suposto vidente alemão, Michael Schneider, contatou a polícia alemã com supostas informações fidedignas sobre o local onde a menina estaria enterrada.
Este “vidente” usa tecnologia moderna para as suas visões, incluindo o GPS (feito com ciência). Ele diz que olha para o Google Maps e para o Google Earth (que utilizam a ciência, que desmente a clarividência) e consegue localizar as pessoas. Assim, forneceu as coordenadas exatas onde estaria o cadáver da menina.

Obviamente, era tudo treta e a polícia descartou o auto-proclamado vidente.

Porque falo neste caso?

Porque finalmente vi numa televisão portuguesa (curiosamente, na CMTV), uma comentadora a abertamente identificar estas imbecilidades.

Ainda antes da polícia descartar mais este suposto vidente, no programa Rua Segura, a psicóloga Sílvia Botelho disse claramente que o vidente era um vigarista e que estas idiotices são formas de burlar as pessoas (e a polícia). Mas disse mais. Ela complementou dizendo que qualquer suposto vidente que apareça com informações que se provem verdadeiras, devem ser investigados. Os supostos videntes que tenham informações corretas sobre os raptos/mortes, é porque participaram nessa morte/rapto ou então porque souberam por alguém essas informações, sendo assim testemunhas de interesse.

Assim, nada disto tem a ver com poderes sobrenaturais.
Informações corretas que os supostos videntes tenham devem-se somente a terem participado diretamente no crime ou a terem ouvido informações de pessoas que participaram no crime.

Se isto se aplicasse; se de cada vez que aparecesse um suposto vidente, ele fosse logo chamado a tribunal, acusado de cumplicidade de um crime, certamente que estes truques idiotas que visam somente burlar pessoas em desespero terminariam rapidamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.