Ontem falei no Senador Republicano Ron Johnson, que é defensor extremista de Trump, negacionista da ciência e promotor das ideias conspirativas mais absurdas.
O Deputado Republicano, do Texas, Louie Gohmert é praticamente igual, só tendo uma pequena diferença.
Enquanto Ron Johnson me parece ser uma pessoa oportunista (sabe qual é a verdade, mas prefere mentir por motivos políticos), Louie Gohmert segue essa linha pateta porque tem uma incrível falta de inteligência – ele até foi considerado o deputado mais burro do congresso americano.
Ora, recentemente, num debate parlamentar sobre alterações climáticas, a sugestão (em forma de pergunta) de Louie Gohmert era mudar a órbita da Lua ou então mudar a órbita da Terra, para combater as alterações climáticas.
Para piorar a situação, Louie Gohmert não fez esta sugestão à NASA, mas sim ao Serviço Nacional de Florestas!
Pontos a refletir:
– atualmente, não é possível tecnologicamente mudar as órbitas de objetos celestes como planetas ou Luas!
– a sugestão foi feita ao Serviço Nacional de Florestas. Supostamente, seriam guardas-florestais que iriam mudar as órbitas de planetas!
– alterar a órbita da Lua poderia não mudar muito o clima terrestre (segundo alguns estudos), mas tendo em conta que vários estudos mostram que a Lua estabiliza o eixo terrestre, a mudança da órbita da Lua iria provocar algum caos no clima terrestre, quiçá até tornando a Terra inabitável para os Humanos.
– alterar a órbita da Terra ao redor do Sol iria criar o caos no clima terrestre. E provavelmente a Terra acabaria como Marte (se fosse para uma órbita superior) ou como Vénus (se fosse para uma órbita inferior).
– por fim, Louie Gohmert provavelmente não esteve atento na escola primária, porque se estivesse saberia que o número de dias de um ano depende da órbita terrestre. Ou seja, até o nosso calendário (que é uma convenção humana) iria ter que mudar. Iríamos ter mais dias ou menos dias num ano, dependendo da nova órbita terrestre.
Conclusão: além de demonstrar falta de conhecimentos básicos daquilo que estava a debater (alterações climáticas), ele ainda tem o descaramento de sugerir soluções imbecis.
Tal como eu disse para Ron Johnson: “e pronto… são estes ignorantes e promotores de idiotices que são eleitos para governar centenas de milhões de pessoas”.
1 comentário
A política é, normalmente, um pântano malcheiroso, infelizmente.