Mudar as alcunhas

Créditos: NASA, ESA, Andrew Fruchter (STScI), and the ERO team (STScI + ST-ECF)

A NASA anunciou que vai mudar alguns nomes de objetos cósmicos, nomeadamente aqueles que têm alcunhas insensíveis.

Como exemplo, a NASA refere que a nebulosa planetária NGC 2392, que tem o apelido de Nebulosa Esquimó, irá mudar de apelido. A palavra Esquimó é considerada ofensiva pelos Inuit.
Um outro exemplo é o par de galáxias NGC 4567 e NGC 4568, que são apelidadas de Galáxias Gémeas Siamesas. O termo Gêmeos Siameses é considerado ofensivo.

Pessoalmente, adoro a Nebulosa Esquimó. É um dos meus objetos favoritos. Até a utilizo como background no meu telemóvel/celular.
Irei sempre conhecê-la como Nebulosa Esquimó, independentemente do que a NASA diga. Mas percebo que para as gerações futuras, essa nebulosa planetária já terá outro apelido.

Sinto-me dividido quanto a estas decisões da NASA.
Compreendo que a NASA queira ter terminologia não-oficial (apelidos) nos objetos cósmicos que promova a diversidade, a equidade e a inclusão. Além disso, também quer combater a discriminação e os termos que sejam, mesmo que inconscientemente, ofensivos/insensíveis.
Mas por vezes, penso que o politicamente correto vai longe demais. A NASA refere que alguns termos têm conotações depreciativas em termos históricos e culturais. O que é verdade. Mas também é aqui que critico a abrangência deste politicamente correto. É que culturas diferentes utilizam os mesmos termos com conotações diferentes: num país, um certo termo é extremamente ofensivo, enquanto noutro país, o mesmo termo (a sua tradução) não tem a mesma conotação, porque historicamente não existiu esse peso no termo. Eu vejo isso em certas palavras utilizadas nos EUA e em Portugal. No caso da Nebulosa Esquimó, por exemplo, nunca imaginei que o termo Esquimó tivesse um sentido pejorativo no Canadá. Em Portugal, esse termo provavelmente nunca foi dito de forma ofensiva.

Fontes: NASA, CBS, ABC, CNN.

2 comentários

  1. A discussão está interessante nos comentários no nosso FB 😉
    https://www.facebook.com/astropt/posts/4409685949042663

    • Jonathan Malavolta on 28/06/2021 at 21:04
    • Responder

    Aqui no Brasil, o termo “esquimó” também nunca foi usado de forma depreciativa (até onde sei).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.