Mudar as alcunhas

Créditos: NASA, ESA, Andrew Fruchter (STScI), and the ERO team (STScI + ST-ECF)

A NASA anunciou que vai mudar alguns nomes de objetos cósmicos, nomeadamente aqueles que têm alcunhas insensíveis.

Como exemplo, a NASA refere que a nebulosa planetária NGC 2392, que tem o apelido de Nebulosa Esquimó, irá mudar de apelido. A palavra Esquimó é considerada ofensiva pelos Inuit.
Um outro exemplo é o par de galáxias NGC 4567 e NGC 4568, que são apelidadas de Galáxias Gémeas Siamesas. O termo Gêmeos Siameses é considerado ofensivo.

Pessoalmente, adoro a Nebulosa Esquimó. É um dos meus objetos favoritos. Até a utilizo como background no meu telemóvel/celular.
Irei sempre conhecê-la como Nebulosa Esquimó, independentemente do que a NASA diga. Mas percebo que para as gerações futuras, essa nebulosa planetária já terá outro apelido.

Sinto-me dividido quanto a estas decisões da NASA.
Compreendo que a NASA queira ter terminologia não-oficial (apelidos) nos objetos cósmicos que promova a diversidade, a equidade e a inclusão. Além disso, também quer combater a discriminação e os termos que sejam, mesmo que inconscientemente, ofensivos/insensíveis.
Mas por vezes, penso que o politicamente correto vai longe demais. A NASA refere que alguns termos têm conotações depreciativas em termos históricos e culturais. O que é verdade. Mas também é aqui que critico a abrangência deste politicamente correto. É que culturas diferentes utilizam os mesmos termos com conotações diferentes: num país, um certo termo é extremamente ofensivo, enquanto noutro país, o mesmo termo (a sua tradução) não tem a mesma conotação, porque historicamente não existiu esse peso no termo. Eu vejo isso em certas palavras utilizadas nos EUA e em Portugal. No caso da Nebulosa Esquimó, por exemplo, nunca imaginei que o termo Esquimó tivesse um sentido pejorativo no Canadá. Em Portugal, esse termo provavelmente nunca foi dito de forma ofensiva.

Fontes: NASA, CBS, ABC, CNN.

2 comentários

  1. A discussão está interessante nos comentários no nosso FB 😉
    https://www.facebook.com/astropt/posts/4409685949042663

    • Jonathan Malavolta on 28/06/2021 at 21:04
    • Responder

    Aqui no Brasil, o termo “esquimó” também nunca foi usado de forma depreciativa (até onde sei).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.