Facto vs. Opinião

Algumas diferenças entre factos e opiniões:

Factos:
– a informação é testável, observável e passível de ser medida.
– são suportados por dados e evidências.
– são verificados por equipas independentes.
– não são influenciados por sentimentos/crenças pessoais.
– não são discutíveis, em face das evidências.

Opiniões:
– pontos de vista pessoais, não baseados em evidências objetivas.
– não são baseadas em dados concretos.
– observações subjetivas, influenciadas por crenças pessoais.
– diferem de pessoa para pessoa, dependendo das experiências pessoais.
– são discutíveis.

2 comentários

    • Jonathan Malavolta on 03/09/2021 at 04:12
    • Responder

    Só um adendo, que considero importante produzir:

    Não sei no resto do mundo, mas no meio acadêmico tupiniquim, consideramos “opinião” como sendo a descrição de um fato (ou de um conjunto de fatos). O que o artigo aqui refere como “opinião”, nós referimos como sendo “achismo” (chamada pelos achistas de “opinião pessoal”;

    Quem por aí nunca ouviu a famosa réplica: “É a minha opinião!”?), o que é perfeitamente aceitável do ponto de visto de um debate ou discussão, desde que evitadas as falácias lógicas (coisa que é feita a rodo pelos interlocutores de um debate, muitas vezes sem sequer se darem conta).

    Porquê estou fazendo esse adendo? Porque, por aqui, consideramos que “opinião” deve ser técnica, ou seja, baseada na realidade e portanto é algo objetivo e que é oferecido por quem estudou o tema em debate (diferente de algo subjetivo, que é somente o que um dado interlocutor pensa sobre o assunto).

    Para finalizar: Não é errado nem criminoso oferecer um ponto de vista pessoal, subjetivo, dizer o que se pensa, desde que seja mantido um certo decoro. Liberdade de expressão existe para isso mesmo, pra gente discutir pontos de vista muitas vezes distintos e até mesmo subjetivos, o que não pode é extrapolar os limites dela e simplesmente “defecar” no oponente (se esquecendo propositadamente do princípio da dignidade humana) ou às vezes no debate inteiro. O outro apresentou seus argumentos e demonstrou o que disse baseando-se na realidade? Ok, assuma que errou, humildade não faz mal pra ninguém. Sua opinião, mesmo que devidamente demonstrada, não foi compreendida? Melhor sorte na próxima tentativa de explaná-la, nem todo mundo entende determinadas questões da mesma maneira. O bonito da espécie humana é justamente isso, diversidade de pensamentos.
    Às vezes, você compreende bem um dado tipo de questão mas compreende pouco um segundo tipo, nada de um terceiro e não consegue (por limitações de seu próprio cérebro, talvez) entender um quarto, então aos mais arrogantes peço mais humildade, nem todo mundo é igual a você, pensa como você, entende como você. Às vezes o outro até entende, só que não consegue explicar ou exemplificar direito devido a alguma dada limitação neurológica (dele, não sua) e por isso não demonstra que entendeu e fica parecendo que não compreendeu sua explicação do caso. Neste caso, melhor tentar explicar de outra forma, usando um outro tipo de linguagem ou de abordagem, ou então simplesmente sair do debate. Afinal, não se deve alimentar trollagens, como diz a netiqueta (etiqueta da internet).

    1. Oi Jonathan,

      Você me confundiu com a palavra tupiniquim 🙂
      Tive que procurar no Google o que é… 😉

      Sim, aqui no post, opinião quer dizer “opinião pessoal”, “somente uma opinião”.

      Eu gosto bastante do argumento: “Você tem que respeitar a minha opinião”.
      A minha resposta é: “Não, não tenho. As pessoas respeitam-se, mas as opiniões discutem-se.”

      abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.