Quando pela primeira vez cheguei aos EUA em 2001, para trabalhar, fiquei a conhecer o programa Judge Judy.
Fiquei imediatamente fã, e desde aí terei visto centenas de episódios.
A Judge Judy tem uma personalidade direta e incisiva (parecida com a minha), não aceita parvoíces/besteiras, explica a forma de pensar racional/lógica, e diz muitas vezes frases que promovem o pensamento crítico (com base em probabilidades).
No episódio 7 da temporada 15, que revi recentemente, o segundo caso que lhe apareceu foi de um cão pitbull que matou um pato doméstico.
Apesar de adorar cães, a Judge Judy é conhecida (em dezenas de episódios) por criticar bastante a agressividade desta raça de cães, sobretudo devido aos seus dentes que produzem uma mordida que pode causar muitos danos. Ou melhor, ela critica os donos que não os sabem controlar.
Neste episódio em concreto, a Judge Judy vira-se para a dona do cão e diz-lhe:
“Vocês têm cães perigosos. Leia jornais, faça pesquisas no Google. Leia sobre o assunto! (…) Escolheram ter cães que podem causar danos graves. (…) É um direito vosso. Se querem colocar a vossa vida e a dos vossos filhos em perigo, este país permite que vocês o façam. No entanto, este país não permite que vocês atirem a vossa estupidez para cima dos outros!”
Eu trouxe este caso da Judge Judy aqui ao AstroPT, não por causa dos cães, mas sim porque o que a juíza disse fez-me lembrar dos negacionistas anti-vacinas.
Os negacionistas têm o direito de não ser vacinados. Se querem colocar a vida deles em perigo, é problema deles.
No entanto, eles não têm (ou não deviam ter) o direito de colocar em perigo a vida das outras pessoas. Eles não têm (ou não deviam ter) o direito de provocar sofrimento (com a doença) nos outros.
Viver em sociedade acarreta cumprir algumas regras.
As pessoas têm o direito de ser ignorantes.
Mas não têm o direito de impôr a sua estupidez nos outros, de modo a promover a morte dessas outras pessoas.
Se os negacionistas querem viver numa comunidade/sociedade, deveriam zelar pelo bem-estar e pela saúde de todos. Assim, a vacinação deveria ser obrigatória. Essa deveria ser a regra, tal como não conduzir bêbado, usar cinto de segurança, não andar aos tiros pela rua, etc.
Mas a escolha seria sempre dos negacionistas.
Eles têm o direito de serem ignorantes. Se escolherem não se vacinarem, então perderiam várias vantagens da vida comunitária.
As escolhas devem ter consequências.
Curiosamente, a própria Judge Judy foi a um cabeleireiro e repreendeu fortemente (criticou violentamente) um homem que estava no estabelecimento e que não estava a usar uma máscara.
Ela confrontou-o, chamando-lhe narcisista, e acusou-o de não respeitar as outras pessoas.
2 comentários
Adoraria que esta série passasse por aqui. Pena que nenhuma emissora de tv brasileira prestou atenção nela ainda.
Author
Foram 25 anos de programa 😉
Acabou há mês e meio.
abraço!