Navios de cruzeiro poluem mais que carros nas cidades

O Polígrafo SIC apresentou um segmento bastante interessante (aqui) que nos informa que os navios de cruzeiro que atracam em Lisboa emitem mais CO2 do que todos os carros das 8 maiores cidades do país.

” (…) as emissões dos navios de cruzeiro na costa portuguesa foram 86 vezes superiores às emissões da frota automóvel que circula em Portugal (5100 toneladas em relação a 59 toneladas, respetivamente)”.

E não é só em Portugal: no resto do mundo passa-se a mesma coisa: os navios de cruzeiro poluem muito mais que a totalidade dos carros nesses locais.

“A Carnival Corporation, a maior operadora de cruzeiros de luxo do mundo, emitiu cerca de dez vezes mais óxidos de enxofre no litoral europeu do que os 260 milhões de veículos a circular nas estradas europeias em 2017.
Já a Royal Caribbean Cruises, a segunda maior operadora de cruzeiros de luxo do mundo, é também a segunda maior emissora, com emissões quatro vezes mais que a frota europeia de automóveis.”

Leiam todo o artigo na Associação Zero, aqui.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Esta notícia e sua verificação pelo Polígrafo SIC geraram alguma confusão pois fala-se de CO2 mas os gráficos são de óxidos de enxofre (SOx).
    O CO2 é um gás (o principal) com impacto no efeito de estufa e logo nas alterações climáticas, mas não é um poluente (os animais expiram CO2 e as plantas absorvem CO2, essencial para a fotossíntese). Já os SOx e NOx são poluentes com comprovada acção cancerígena, mas não são gases com impacto no efeito de estufa.
    Os dados da investigação sobre os navios de cruzeiro referem-se, no entanto, ao período 2017-2019, antes da entrada em vigor em 1 de janeiro de 2020 do Sulphur Cap 2020 que limita o conteúdo de SOx nos combustíveis dos navios a 0.5% (mesmo assim cerca de 4x mais do que o diesel automóvel).

    O artigo e a notícia estão correctos e tanto as emissões de CO2 como de SOx e NOx são referidas. A confusão surge quando o título na página da SIC e emissão televisiva “Foi tema no debate televisivo entre os 12 candidatos à Câmara de Lisboa. Os navios de cruzeiro que passam na capital emitem mais CO2 do que os carros das oito maiores cidades do país?” refere apenas emissões de CO2 e os gráficos apresentados são relativos a emissões de SOx.
    Aliás, as emissões poluentes (portanto SOx e NOx) e não de CO2 (gás com efeito de estufa) são o enfoque principal do relatório publicado pela Transport & Environment em 2019 (fonte principal da notícia) e que está disponível em https://tinyurl.com/4mcrhsph

    Já agora, o título deste relatório é “One Corporation to Pollute Them All”, uma alegoria ao Senhor do Anéis (Um Anel para todos governar), dirigida aqui à Carnival Corporation. No sumário executivo, pode ler-se que em 2017, apenas nos mares Europeus, os navios de cruzeiro da Carnival emitiram 10x mais óxidos de enxofre do que os mais de 260 milhões de automóveis de passageiros da Europa.

    1. Muito Obrigado pela clarificação e pelas correções!

    • Jose Gonçalves on 22/09/2021 at 13:01
    • Responder

    Factos vs crenças.
    Muda tudo não é?
    E agora? Acabamos com os navios a diesel em 2030?!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.