Artefacto antigo com matemática aplicada

A tábua de argila, Si.427
Crédito: UNSW Sydney

“Artefacto mostra geometria aplicada, mil anos antes de Pitágoras.

Um antigo fragmento de uma tábua de argila de 3.700 anos, durante o antigo período babilónico, contém o que é hoje o mais antigo exemplo conhecido de geometria aplicada (…). Isso é mais de um milénio antes do nascimento de Pitágoras.

O artefacto denominado Si.427 data do período Babilónico Antigo (BA): 1900 a 1600 a.C.

É o único exemplo conhecido de um documento cadastral do período BA, que é um plano usado pelos topógrafos para definir os limites da terra. Neste caso, ele nos diz detalhes legais e geométricos sobre um campo que é dividido depois que parte dele foi vendido.
Esse plano usa conjuntos de números conhecidos como triplos pitagóricos para derivar ângulos rectos precisos, ou conjuntos de números que se encaixam em modelos trigonométricos para calcular os lados de um triângulo de ângulo recto.

Isso é de um período em que a terra está começando a se tornar privada, as pessoas começaram a pensar em terra em termos de ‘minha terra e sua terra’, querendo estabelecer um limite adequado para ter relações positivas de vizinhança.
E é isso que esta tábua diz de imediato. É um campo sendo dividido, e novos limites são criados. (…)”

“Tal como faríamos hoje, temos cidadãos a tentar saber quais são os limites das suas propriedades e o agrimensor vem. Mas em vez de usar um equipamento de GPS, usam os triplos pitagóricos.”

Leiam o artigo completo, na HypeScience, aqui.

Animação com um exemplo simples de triplos pitagóricos.
Crédito: AmericanXplorer13

“Matemático australiano descobre geometria aplicada gravada em placa de pedra com 3.700 anos

A placa de barro babilónica usa o que viria a ser conhecido como “triplos pitagóricos” pelo menos 1000 anos antes de o matemático grego Pitágoras ter nascido.

Conhecida como Si.427, a placa mostra um terreno agrícola, com medições e características topográficas e construções. Datada do período entre 1.900 e 1.600 AC (Antes de Cristo) (…)”

Leiam o artigo completo, no Observador, aqui.

Crédito: UNSW Sydney

“Uma tábua de origem babilónica teve seus cálculos desvendados por matemáticos australianos.
O artefato trata de cálculos para dimensionar alguns terrenos alagados, usando a equação ‘quadrado da hipotenusa é igual à soma do quadrado dos catetos’.
No entanto, surpreendentemente, foi cunhada cerca de 1.000 anos antes que o matemático grego Pitágoras ficasse conhecido pelo teorema da trigonometria. (…)”
Leiam mais na Exame, aqui.

Leiam também o artigo no EurekAlert, aqui.

Por fim, o artigo científico, mais alargado, está aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.