Um estudo feito a mais de 4000 pessoas no Hospital de Coimbra revelou que os anticorpos contra a COVID-19 caem bastante 3 meses após a vacinação, sendo que 6 meses após a vacinação esses mesmos anticorpos já podem oferecer pouca resistência à infeção.
Os resultados deste estudo ainda são preliminares, já que se reportam a apenas metade da amostra em estudo.
Além disso, os resultados são parciais, já que este estudo irá se manter até Julho do próximo ano, em que os profissionais de saúde do Centro Hospitalar irão continuar a ser monitorados para se perceber o nível de proteção das vacinas.
Assim, segundo os investigadores, estes resultados demonstram a necessidade de uma terceira dose das vacinas, de modo a reforçar o sistema imunitário a quem já tenha sido vacinado há mais de 6 meses.
Outros resultados interessantes deste estudo:
A descida nos anticorpos foi menor em pessoas que tinham sido infetadas (e consequentemente, só tomaram uma dose da vacina).
Ou seja, tal como era esperado, a infeção produz uma quantidade de anticorpos que se mantém durante mais tempo do que a vacinação.
Além disso, também como era esperado, as pessoas mais idosas tiveram descidas mais acentuadas no nível de anticorpos do que os jovens.
Assim, a terceira dose irá ser necessária sobretudo nos mais idosos, porque são esses que perdem os anticorpos mais rapidamente.
Por fim, os homens registaram um nível médio de anticorpos menor que as mulheres.
No entanto, a queda de anticorpos foi mais acentuada dependendo da idade, do que dependendo do género.
Obviamente, juntando ambas as variáveis, foram os homens mais velhos que viram o seu nível de anticorpos, em média, descer mais com a passagem do tempo.
Um outro estudo feito pelo Algarve Biomedical Center e pela Fundação Champalimaud, em que foram analisados mais de 5 mil utentes e funcionários de lares em Portugal, deu resultados semelhantes.
Fontes: Diário de Notícias, RTP, Observador.
2 comentários
Mas baixar anticorpos é normal em casa vacina certo? A proteção via linfócitos T mantém-se.
Author
Sim, era esperado.