RIP websites
Nos últimos meses, tenho colocado diariamente notícias de negacionistas norte-americanos que morreram de COVID-19.
Penso que a enorme quantidade de posts com esses exemplos, mostram claramente que todos os dias morrem não-vacinados devido à COVID-19.
Se quiserem continuar a acompanhar esses exemplos, este website coloca vários exemplos diários de pessoas que faleceram de COVID-19 após se mostrarem anti-vacinas.
O Reddit tem uma comunidade intitulada Herman Cain Award (o nome baseia-se nos Darwin Awards) que vai listando diariamente os nomes de algumas pessoas não-vacinadas que infelizmente vão morrendo de COVID-19.
Herman Cain foi candidato a presidente pelo partido republicano. Ele era negacionista e morreu de COVID-19, após ter estado presente num comício de Trump. O comício estava cheio de pessoas que não usavam máscaras nem praticavam distanciamento social.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O que é que aconteceu a este website? Há anos era um site com conteúdo científico, nomeadamente de astronomia, publicando artigos bastante detalhados sobre descobertas neste campo.
Deixou de ser isso.
Ultimamente parece mais uma agência funerária ansiosa por “clientes”, misturada com memes e imagens republicadas de redes sociais. O pouco conteúdo de astronomia que há é, na maioria dos casos, superficial.
Porquê a mudança para pior?
Author
As coisas vão mudando… e existiram assuntos mais prementes nos últimos dois anos… dentro da educação científica.
Mas este post de ontem era de astronomia:
https://www.astropt.org/2021/10/23/lucy-no-ceu-com-asteroides/
Não vejo nada que impeça um site de astronomia publicar notícias sobre outras áreas científicas, muito menos sobre obituários. No meu franco entendimento, basta que tais notícias estejam bem embasadas, fundamentadas e instrumentalizadas pela realidade que nos cerca e acompanha.
Não impede, mas certamente que corroi bastante, não tem notado isso?
Nota-se que há menos tempo passado a falar sobre astronomia, especialmente no detalhe necessário para uma transmissão rigorosa dos factos, com explicações e divulgação de descobertas e de artigos científicos. Em detrimento de “outras tendências” da “moda”, restringindo-se a textos pequenos, cartoons, imagens, memes, vídeos do YouTube.
De modo que empobrece o seu teor original e torna-o apenas mais noutro local que vive da republicação das redes sociais. Mais do mesmo conteúdo mundano que apela ao menor denominador comum, com a diminuta vantagem do pouco que ainda ensina sobre astronomia.
Sendo frequentador assíduo há muitos anos, esta mudança de direção entristece-me, ainda para mais sabendo do paradigma da divulgação científica em Portugal e em português.
Felizmente o campo da astronomia está mais rico que nunca, especialmente em breve com o JWST e com outros telescópios de próxima geração, pelo que o conhecimento poderá voltar a ser detalhadamente difundido como antes. O que não falta são descobertas e avanços astronómicos de que falar, apenas vontade de mergulhar nelas a fundo e amíude.
Author
Estamos sempre abertos a que as pessoas escrevam mais aqui sobre astronomia.
Como disse anteriormente, as coisas vão evoluindo, as pessoas vão evoluindo, e tendo outras prioridades.
Da minha parte, falta-me tempo. Infelizmente, o dia não tem 30 horas.
Se reparar, eu próprio não consegui escrever aqui durante cerca de 1 ano, tendo voltado há uns meses.
Desde que voltei, tenho dado prioridade a outras notícias mais prementes na vida das pessoas, mediante o tempo disponível que tenho 😉
abraços!