Vacinação exigida

Adulto: “As escolas públicas já exigem que sejas vacinado contra várias doenças.”

Criança: “A sério?”

Adulto: “Sim. Já estás vacinado contra a poliomielite, a rubéola, a tosse convulsa, a difteria, a papeira, etc.”

Criança: “O quê? Eu nunca ouvi falar dessas doenças.”

Adulto: “Precisamente.”


As crianças, e muitos adultos, nunca ouviram falar destas e de várias outras doenças, porque elas foram erradicadas devido às vacinas.

Quando somos novos, levamos várias vacinas (incluindo terceiras doses, doses de reforço), para podermos ficar protegidos contra essas doenças.
Quando muita gente apanha essas vacinas (por exemplo, quando a população jovem tem as vacinas requeridas pelo Plano Nacional de Vacinação), essas doenças deixam de afetar a população.

O tremendo sucesso das vacinas faz com que a população nem se aperceba que são elas (as vacinas) que fazem desaparecer essas doenças, mantendo-nos saudáveis.

1 comentário

    • Jonathan Malavolta on 05/11/2021 at 21:38
    • Responder

    A maioria parece que se acha superior, dotado de um sistema imunitário melhor que o dos demais, e por isso não percebe o funcionamento das vacinas. Aqui no Brasil e até onde sei, já erradicamos a rubéola, a poliomielite e o sarampo graças às campanhas de vacinação infantil.

    Observação: Recentemente e acredito que devido à pandemia atual (coronavírus), tivemos surtos recentes de sarampo e um caso de rubéola, porém foram insuficientes para retirá-las do grupo de doenças erradicadas. Entretanto ressalto que não estou acompanhando outras doenças além da sars-cov-2, então pode ser que rubéola e sarampo já não façam mais parte das doenças erradicadas por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.