Um Relatório recente mostrou que cefalópodes (moluscos como polvos, lulas ou chocos) e decápodes (crustáceos como lagostas, lagostins e caranguejos) devem ser tratados como seres sencientes, “devido a evidência científica que indica que são capazes de várias funções neurológicas que antes se pensava impossíveis para animais invertebrados”.
“Fundamental para a inclusão destes animais na categoria de seres sencientes foi a descoberta de que têm sistemas nervosos centrais complexos.
O relatório utilizou oito critérios diferentes relacionados com a função neurológica e comportamento dos animais, para medir a sua senciência. Aferiram, por exemplo, da capacidade de aprendizagem, presença de recetores de dor, ligações entre os recetores de dor e certas partes do cérebro, resposta a analgésicos e anestésicos, e ainda comportamentos como o equilíbrio entre ameaça e oportunidade de recompensa, ou proteção contra lesões ou ameaças.
Os animais que preencheram mais requisitos foram os polvos. Os cientistas encontraram provas “muito fortes” de senciência em polvos, e provas “fortes” em relação à maioria das espécies de caranguejos. Para os restantes animais destes grupos, como lulas, chocos, lagostas, etc. foram encontradas provas “substanciais”.”
“(…) evidência científica de que estes animais são capazes de sentir tanto dor como prazer, bem como de analisar opções para evitar predadores, conseguir alimento e evitar ambientes indesejáveis.”
“De acordo com o relatório, estes animais são capazes de sentir dor e sofrimento.
A descoberta levou o Governo do Reino Unido a adicionar estas espécies animais à categoria de ‘seres sencientes’, protegidos por um diploma legal que está em vias de ser aprovado no país.”
O Relatório recomenda que “certos métodos de abate sejam abandonados, como a imersão em água a ferver ou a separação da cabeça ou abdómen do tórax (no caso dos decápodes), e são indicados métodos mais humanos que devem ser usados em alternativa – preferencialmente, precedidos do atordoamento com recurso a descargas elétricas.”
Assim, o Relatório mostrou que “polvos, caranguejos e lagostas são seres sencientes, e não devem ser cozidos vivos, pois são capazes de sentir dor.”
2 comentários
Onde encontro a lista contendo todos os animais senscientes?
Author
O Relatório não dá uma lista de todos.
Propõe uma definição, com alguns critérios, e depois aplicou isso a alguns animais.
https://www.lse.ac.uk/News/News-Assets/PDFs/2021/Sentience-in-Cephalopod-Molluscs-and-Decapod-Crustaceans-Final-Report-November-2021.pdf
Aqui tem mais alguns:
https://www.ciwf.org.uk/farm-animals/animal-sentience/
Um bom artigo sobre isto:
https://www.theguardian.com/commentisfree/2021/may/16/animals-feel-humans-evidence-sentient
abraço