Ofendidos

A sociedade vai evoluindo cientificamente e tecnologicamente.
Paralelamente, mas a ritmos diferentes, a sociedade também vai evoluindo socialmente e psicologicamente.

Este meme tem andado a ser fortemente partilhado nas redes sociais nos últimos anos.

O que a imagem pretende transmitir é que no passado existiam problemas reais, objetivos, e agora as pessoas tornaram-se em “florzinhas de cheiro” (como se diz no Porto) – não querendo ofender… as flores.
Ou seja, a crítica social é de que atualmente as pessoas dão demasiada relevância a sentimentos subjetivos e problemas menores.

O meme foi feito pela organização Turning Point USA, conhecida pelos seus valores conservadores, de direita.
Obviamente, o objetivo da organização é criticar a percecionada histeria da jovem extrema-esquerda em algumas questões.

Não querendo entrar na discussão sobre injustiças (as pessoas têm o direito de se sentir ofendidas por injustiças), este meme fez-me lembrar uma discussão política nas últimas eleições legislativas.

Na discussão sobre Alterações Climáticas, e políticas ambientais, alguns partidos defendiam o investimento na chamada “energia verde”.
Outros partidos, olhando mais para a parte económica, além de criticarem o facto dessas políticas ambientais aumentarem os impostos/taxas e os custos finais para o consumidor, deram um argumento relacionado com este meme: são as sociedades mais evoluídas/ricas que apostam mais na “economia verde”. As pessoas nos países mais pobres estão mais preocupadas com as suas necessidades imediatas. Nos países pobres, as pessoas querem é sobreviver às guerras, sobreviver às doenças e sobreviver ao trabalho árduo. O seu desejo diário é conseguirem arranjar comida para si e para os seus filhos. Essas são as suas necessidades imediatas e locais. Nos países ricos, as pessoas dão-se ao luxo de poderem pensar globalmente (quer no espaço quer no tempo). Daí, nos países ricos, as pessoas poderem pensar nas alterações climáticas a nível global, e defenderem políticas que visam o bem-estar de todos a médio e longo prazo.

Assim, este meme mostra a evolução social, das mentalidades, nos países ricos, ocidentais: durante grande parte do tempo em que a Humanidade está no planeta, as pessoas preocuparam-se com as suas necessidades imediatas, seja devido à guerra, às doenças ou ao trabalho árduo; agora, nos países ricos, as pessoas têm mais tempo livre, dedicando-se mais ao lazer, levando a que as suas preocupações sejam diferentes, mais globais, não tão imediatas e mais subjetivas (por exemplo, a forma como se avalia o humor).
E isto também leva a exageros, claro. Por vezes, as pessoas sentem-se ofendidas por motivos válidos, e outras vezes, no seu dia-a-dia, sentem-se ofendidas por questões menores, que não têm relevância na “Big Picture”.

Da minha parte, tenho a dizer que eu sou um dos privilegiados: eu só escrevo aqui no AstroPT, precisamente porque tenho algum tempo para isso. Se estivesse na guerra, a trabalhar 16 horas por dia, ou a morrer da peste negra, certamente que não andaria a escrever sobre evolução de mentalidades…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.