Garrafa de Klein

“Em matemática, a garrafa de Klein é um exemplo de uma superfície não orientável; informalmente, ela é uma superfície (uma variedade bidimensional) em que as noções de direita, esquerda, cima, baixo, dentro e fora não podem ser definidas de maneira consistente. (…)
Uma garrafa de Klein é um espaço topológico obtido pela colagem de duas fitas de Möbius.” (Fonte: wikipedia)

A garrafa de Klein é uma versão mais complexa e estranha da Fita de Möbius, porque parte do exterior da garrafa desaparece no seu próprio interior, misturando assim o interior com o exterior da garrafa.

Uma verdadeira garrafa de Klein só pode existir em 4 dimensões. Por isso, estas representações de 3 dimensões em duas dimensões são limitativas.

Porque vos falo disto?

Porque no nosso Facebook, foi sugerida a ideia de que o formato do Universo pode ser semelhante a esta garrafa de Klein: o Big Bang poderia assim ter surgido de outro Universo, sendo que o “exterior” de um Universo poderia ser introduzido para criar o “interior” de outro Universo. A “explosão” inicial que criou o nosso Universo “exterior”, poderia ter vindo das “entranhas” de um buraco negro de outro Universo.

Curiosamente, esta ideia cosmológica é conhecida como o Universo de Alice (no País das Maravilhas).

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.