Aves de Guerra

Muitas das vezes aponto, critico e ridicularizo aqui, as informações falsas sobre assuntos que poderiam ser científicos: seja nas pseudociências, seja em produtos dúbios.

Quando existe uma guerra (com armas reais), uma das coisas que se torna difícil de discernir é a informação: passa a existir também uma guerra de informação e desinformação: a propaganda é uma arma de guerra.

Nuno Rogeiro, na SIC notícias, no excelente segmento Leste/Oeste, tem esclarecido algumas dessas informações.
Por exemplo, na semana passada, aqui, entre os 23 e os 29 minutos, explicou o problema dos Nazis (na Rússia e na Ucrânia), corrigindo alguma desinformação que anda a ser partilhada a esse respeito.
Curiosamente, uma das pessoas faladas é Dmitry Rogozin, diretor da agência espacial russa Roscosmos (falamos recentemente dele, devido à ameaça em deixar cair a Estação Espacial Internacional).

Esta semana, no mesmo segmento, aqui, entre os 15 e os 16 minutos, Nuno Rogeiro falou de uma conspiração que anda a ser partilhada na Rússia: supostamente há governos a utilizar armas bacteriológicas, ou seja, armas biológicas em que as bactérias “más” são colocadas em aves, de modo a que estas aves transportem as bactérias “más” para infetarem as pessoas do outro lado da fronteira.
Segundo o general russo, estas armas destinam-se a matar somente a população eslava: ou seja, são armas biológicas muito específicas. Segundo o mesmo general, o objetivo é matar somente os russos (que ele classifica como eslavos).
Só se “esqueceu” de referir que os povos eslavos não são só russos, mas também bielorrussos, polacos/poloneses, eslovacos, búlgaros, bósnios, sérvios, croatas, macedónios, eslovenos e ucranianos. Ou seja, se os Ucranianos utilizassem as aves para matarem só o povo eslavo, estariam a matar-se a si próprios.
A “prova” que o general mostrou diz respeito a um documento que é público, e que nada tem a ver com conspirações absurdas.

Crédito: SIC notícias

Ricardo Araújo Pereira, no programa Isto É Gozar com Quem Trabalha, aqui, a partir dos 6 minutos, também gozou com esta conspiração das aves.

Chamou-me à atenção esta conspiração, porque é muito semelhante a outra que já referimos aqui: o movimento criado por Peter McIndoe, de modo a ridicularizar este tipo de conspirações absurdas, em que diz que as aves foram todas exterminadas pelo Governo, e consequentemente o que vemos nos céus são na verdade drones (aves mecanizadas) para espiar os cidadãos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.