Aves de Guerra

Muitas das vezes aponto, critico e ridicularizo aqui, as informações falsas sobre assuntos que poderiam ser científicos: seja nas pseudociências, seja em produtos dúbios.

Quando existe uma guerra (com armas reais), uma das coisas que se torna difícil de discernir é a informação: passa a existir também uma guerra de informação e desinformação: a propaganda é uma arma de guerra.

Nuno Rogeiro, na SIC notícias, no excelente segmento Leste/Oeste, tem esclarecido algumas dessas informações.
Por exemplo, na semana passada, aqui, entre os 23 e os 29 minutos, explicou o problema dos Nazis (na Rússia e na Ucrânia), corrigindo alguma desinformação que anda a ser partilhada a esse respeito.
Curiosamente, uma das pessoas faladas é Dmitry Rogozin, diretor da agência espacial russa Roscosmos (falamos recentemente dele, devido à ameaça em deixar cair a Estação Espacial Internacional).

Esta semana, no mesmo segmento, aqui, entre os 15 e os 16 minutos, Nuno Rogeiro falou de uma conspiração que anda a ser partilhada na Rússia: supostamente há governos a utilizar armas bacteriológicas, ou seja, armas biológicas em que as bactérias “más” são colocadas em aves, de modo a que estas aves transportem as bactérias “más” para infetarem as pessoas do outro lado da fronteira.
Segundo o general russo, estas armas destinam-se a matar somente a população eslava: ou seja, são armas biológicas muito específicas. Segundo o mesmo general, o objetivo é matar somente os russos (que ele classifica como eslavos).
Só se “esqueceu” de referir que os povos eslavos não são só russos, mas também bielorrussos, polacos/poloneses, eslovacos, búlgaros, bósnios, sérvios, croatas, macedónios, eslovenos e ucranianos. Ou seja, se os Ucranianos utilizassem as aves para matarem só o povo eslavo, estariam a matar-se a si próprios.
A “prova” que o general mostrou diz respeito a um documento que é público, e que nada tem a ver com conspirações absurdas.

Crédito: SIC notícias

Ricardo Araújo Pereira, no programa Isto É Gozar com Quem Trabalha, aqui, a partir dos 6 minutos, também gozou com esta conspiração das aves.

Chamou-me à atenção esta conspiração, porque é muito semelhante a outra que já referimos aqui: o movimento criado por Peter McIndoe, de modo a ridicularizar este tipo de conspirações absurdas, em que diz que as aves foram todas exterminadas pelo Governo, e consequentemente o que vemos nos céus são na verdade drones (aves mecanizadas) para espiar os cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.