Thiomargarita Magnífica

Foi descoberta uma bactéria unicelular colossal: chama-se Thiomargarita magnífica.
Este ser unicelular (uma só célula) consegue ver-se facilmente a olho nú, já que pode chegar aos 2 centímetros!

O tamanho médio da maioria das bactérias é, aproximadamente, de dois micrómetros, medida equivalente a cerca de 0,002 milímetros, com as maiores bactérias, ou bactérias gigantes, a atingirem os 1,8 milímetros (ou 1800 micrómetros).
A Thiomargarita magnifica ultrapassa significativamente todos estes valores”, com um comprimento que pode ir de 9 a 20 milímetros!

Assim, o tamanho deste organismo desafia a definição de micróbios, que deviam ter tamanhos microscópicos.

Alguns microbiólogos sugerem que a Thiomargarita magnifica possa ser um dos elos em falta na evolução de seres unicelulares para seres complexos, multi-celulares, que se deu há mais de 700 milhões de anos atrás.
Enquanto outros dizem que não é um elo perdido (um intermediário), mas sim uma linha independente de evolução, que está agora a ser descoberta.

Os autores do estudo (que ainda não teve revisão por pares) concluem que: “a descoberta da Thiomargarita magnifica sugere que bactérias maiores e mais complexas podem estar escondidas à vista de todos”.

Oiçam as notícias na TSF, aqui, do dia 18 de Março de 2022, às 20h, entre os minutos 12:20 e 15:30, em que o investigador Nuno Empadinhas explica esta descoberta.

Fontes: artigo científico, Science, El País, Visão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.